| hmin
O atraso no anúncio do novo investimento da montadora da General Motors (GM) foi admitido na tarde desta quarta, dia 17, pelo governador Germano Rigotto. A previsão indicada pela GM e também pelo Executivo era de que o acordo saísse até o final desta semana, contudo, deverá ser feito somente após a viagem do governador à Europa, marcada para o próximo sábado, dia 20.
O retrocesso nas tratativas que ocorreram nesta terça, dia 16, na agência de fomento, preocupam os negociadores. O governo busca alternativas para que o novo contrato de benefícios fiscais seja viável politicamente. O governo gaúcho e GM fecharam o acordo para ampliação da montadora em Gravataí na sexta, dia 12.
Após o anúncio feito pelo presidente da GM no Brasil, Walter Wieland, no dia 3 de abril deste ano, de que a montadora projetava instalar uma nova unidade, foram efetivadas oito rodadas de negociações entre o governo do Estado e representantes da empresa, com vistas ao projeto de investimento entre US$ 210 milhões e US$ 230 milhões para a produção de um novo veículo.
Caso se confirme a escolha do Brasil, que disputa com México e China, a produção de carros na unidade de Gravataí será ampliada em mais 80 mil carros/ano, com a criação de mais 5 mil empregos. A produção atual da unidade da montadora é de 120 mil veículos/ano. O lançamento do novo veículo, cujo modelo vem sendo mantido em sigilo, ocorrerá no segundo semestre de 2005. Parte da produção da nova unidade será destinada ao mercado externo e exportado pelo sistema CKD (desmontados).
Com informações da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.