Notícias

Esportes  | 15/11/2010 11h19min

Polêmica do "entrega-não entrega" começou com o Grêmio de Felipão

Inter dependia de vitória do rival sobre o Goiás para avançar no Brasileirão

Cléber Grabauska  |  cleber.grabauska@rdgaucha.com.br

A rivalidade Gre-Nal não tem fim, mas alguns episódios a gente sabe como começam. Um deles é o do "entrega-não entrega", que virou polêmica na última rodada do Brasileirão do ano passado, quando o Grêmio facilitou a vida do Flamengo para que o Inter não chegasse ao título. Um assunto que volta ao noticiário nessa semana, quando os colorados podem dar o troco no confronto contra o Botafogo, complicando o caminho do tricolor rumo ao G4.

O primeiro round dessa disputa começou em 1996. Na última rodada da fase de classificação (dia 24/11), o Grêmio, já classificado, recebia o Goiás no Olímpico e o Inter, precisando apenas de uma vitória para assegurar a sua classificação, seguia para Bragança Paulista para encarar o rebaixado Bragantino.

A tabela (abaixo) antes da última rodada mostrava seis times classificados.

Cruzeiro: 41 pontos
Guarani e Palmeiras: 40 pontos
Grêmio: 38 pontos
Atlético-PR e Atlético-MG: 36 pontos

E cinco times ainda lutavam por duas vagas:

Inter e Sport: 35 pontos
Goiás e São Paulo: 34 pontos
Portuguesa: 33 pontos

Em Bragança Paulista, as coisas começaram bem para o Inter. No começo do jogo, Kelly foi expulso e o Bragantino ficou com um jogador a menos. Mas o time treinado por Elias Figueroa não soube tirar proveito da vantagem numérica, levou um gol de Esquerdinha aos 14 minutos do primeiro tempo, errou um pênalti através de Leandro Machado e não teve forças para virar o jogo. Resultado final: Bragantino 1x0 Inter.

No Olímpico, o time de Luiz Felipe Scolari foi surpreendido pelo Goiás. Índio, de pênalti, fez 1 a 0 para o Goiás aos 20 do primeiro tempo. Na segunda etapa Alex Dias ampliou aos 35. Aílton descontou aos 38 e Alex Dias, novamente, marcou aos 39, fazendo 3 a 1, confirmando a vitória e a classificação goiana para a fase seguinte.

A torcida tricolor ficou indignada com a terceira derrota seguida da equipe e começou a vaiar. Para acalmar os ânimos, a saída foi tocar flauta no rival que ficava mais uma vez fora da fase final. O astral no estádio mudou completamente a partir do momento em que o placar eletrônico começou a mostrar a frase "Eles estão fora". A vaia deu lugar à gozação.

Para o folclore da nossa eterna rivalidade, o Grêmio entregou o jogo para o Goiás para eliminar o Inter. O que não é verdade. O Grêmio perdeu porque jogou mal. Assim como o Inter, que foi incompetente em Bragança Paulista, onde entrou em campo precisando apenas do seu resultado, foi derrotado e acabou em nono lugar.

Na rodada final, o Sport levou 4 a 1 do Palmeiras e também foi eliminado. As duas últimas vagas ficaram com Goiás e Portuguesa, que fez 4 a 1 no Botafogo , ficou em oitavo lugar e surpreendeu o país chegando à decisão contra o Grêmio.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.