| 01/11/2010 22h54min
A fumaça voltou a ser avistada na Ilha das Aranhas. O incêndio começou neste domingo e chegou a ser controlado pelo Corpo de Bombeiros de Florianópolis.
Com o vento e o tipo de vegetação local, as chamas reascenderam nesta segunda-feira e o helicóptero da corporação, o Arcanjo, precisou ser acionado novamente.
Nos dois dias, o fogo atingiu uma área de 2,5 hectares, o equivalente a dois campos e meio de futebol.
A ilha está localizada na frente das praias do Santinho e Rio Vermelho. A causa do fogo ainda não é conhecida. O combate foi feito com uma equipe de quatro bombeiros.
De acordo com o capitão Giovanni Matiuzzi, comandante de operações aéreas, além do difícil acesso para chegar no lugar, há dificuldade em extinguir o incêndio.
— A vegetação é rasteira e forma uma espécie de turfa que fica queimando por baixo. O batedor não consegue combater. Usamos água e deixamos o lugar sem chamas. Mas por causa dessa característica e do vento, o fogo pode voltar.
A ilha é formada por duas áreas distintas: uma com mata e árvores de grande porte e a outra com vegetação rasteira, atingida pelo incêndio.
Segundo o capitão Matiuzzi, os danos registrados até o momento estão restritos à flora do local. Ele explica que como é uma reserva ambiental, a ilha só pode ser visitada com permissão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Caso alguém perceba novos focos de fumaça vindos do local pode entrar em contato com o telefone 193 e avisar o Corpo de Bombeiros.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.