| 29/10/2010 18h25min
— Escrever no Twitter é uma forma de desabafar para a posteridade.
A definição é do jornalista, radialista e "twitteiro" Luciano Potter, da Rádio Atlântida. O assunto está em pauta por conta da polêmica envolvendo o jogador Souza, do Grêmio (reprodução abaixo), que, após uma derrota, rebateu críticas e acabou insultando torcedores através da rede social.
O Twitter é uma das redes socias que mais cresce no país e que proporciona uma forma direta de contato com o "resto do mundo". Para André Pase, jornalista, doutor em Comunicação Social e também "twitteiro", a reação de Souza pode ter sido causada pelo excesso de pressão. Ele lembra que o jogador não é um novato, pois já fazia grande uso de redes sociais desde os tempos em que jogava no São Paulo.
— Ele respondeu pressionado, estava de cabeça quente. No calor do momento, as pessoas esquecem que aquilo vai pro ambiente de rede. Se ninguém deu RT (função que consiste em replicar a mensagem de um determinado usuário), tudo bem. Mas, se alguém viu e deu um print, por exemplo, foi pro mundo — analisa.
Atletas recorrem às assessorias de imprensa
O caso de Souza não é isolado. Recentemente, Adilson, outro jogador gremista, também se envolveu em uma polêmica na rede, ao comemorar um gol do Ceará contra o Inter. Por vezes, a falta de orientação pode prejudicar usuários inexperientes.
O jornalista Rafael Antoniutti é assessor de imprensa de diversos atletas da dupla Gre-Nal. Ele considera o Twitter uma bela ferramenta e conta que, inclusive, incentivou alguns de seus clientes a criarem uma conta na rede.
— O Twitter aproxima o atleta da torcida. Mas é preciso saber utilizar, é quase um site pessoal. Tem que ter cuidado com o que posta, pois pode ter uma repercussão imediata — comenta. — Em alguns casos, orientamos e ajudamos jogadores a administrar sua conta. Alguns pedem sugestões e outros administram sozinhos mesmo — revela.
Antoniutti cita o jogador Rafael Sobis como referência no uso das redes sociais. O jogador possui quase 40 mil seguidores — pessoas que acompanham suas publicações.
— O Sobis nunca esteve envolvido em polêmica e a rede social se tornou a sua voz oficial na época de negociação com o Inter, quando ele não dava entrevistas — explica o assessor.
Dica
Luciano Potter lembra que as mensagens publicadas na rede nem sempre são interpretadas corretamente.
— No Twitter, vai ter gente que te entende e te apoia. Vai ter gente que entende e não te apoia. E também vai ter gente que te entende e te manda longe — resume.
É ele, também, quem deixa a dica para os atletas e usuários em geral:
— Se tá brabo, fica longe do twitter.
#ficaadica
ZEROHORA.COM
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.