| 23/10/2010 18h30min
O dia 15 de julho de 2009 marcou uma virada na trajetória do Avaí no Campeonato Brasileiro. Promovido à divisão de elite no ano anterior, o Leão não conseguia deixar a zona de rebaixamento. Ocupava a lanterna e era tido por muitos clubes como o "saco de pancadas" da competição.
>>> Acompanhe a partida pelo Min a Min a partir das 16h
A vitória sobre o Goiás, adversário deste domingo, às 16h, no Serra Dourada, mudou completamente a situação. Jogadores como o meia Marquinhos, o atacante Muriqui e o goleiro Eduardo Martini comandaram a reação da equipe no campeonato e o Leão, ao derrotar o Goiás por 2 a 0 — gols de Muriqui e Roberto —, deu um salto importante na tabela.
Primeiro deixou a última posição, depois a zona de descenso e, por fim, se firmou entre os líderes, encerrando em sexto lugar. É inegável que as "lembranças do Cerrado" são bastante positivas e podem sinalizar uma nova reação azurra. O time hoje vive situação parecida, mas tem outra cara. Os únicos remanescentes dão os zagueiros Rafael e Emerson, o lateral esquerdo Eltinho, o meia Caio e o atacante Roberto.
Destes, dois não jogam: Emerson cumpre suspensão automática e Rafael está machucado. Em compensação, o artilheiro Roberto, autor do gol que sacramentou o triunfo do Leão sobre o Goiás, aos 45 minutos da etapa final, tem escalação confirmada. O técnico Vagner Benazzi conta com os gols de Roberto e sabe que o adversário vai para o tudo ou nada neste confronto:
— Vai ser complicado encararmos dois jogos seguidos contra o Goiás na casa deles (o segundo pela Copa Sul-Americana, quarta-feira, dia 27), mas o futebol sempre reserva surpresas e esse será o nosso pensamento — diz o treinador.
Quando enfrentou o Avaí, em 2009, o Goiás não passava pelo mesmo drama. A equipe ocupava uma posição intermediária — oitavo lugar — e pretendia tirar proveito do mau momento do adversário. Não conseguiu. Teve dois gols anulados no primeiro tempo e acabou surpreendido pelo Avaí de Marquinhos e companhia na etapa final.
— O Goiás é um adversário difícil, mas a gente pode buscar a vitória fora de casa e tirar o Avaí desta situação — afirma o meia Caio.
Destaque do Leão na partida contra o Emelec, na última quinta-feira, pela Sul-Americana, Caio reconhece que o momento é difícil, mas acredita que o time tem condições de reagir:
— O momento é ruim, mas a vitória sobre o Emelec nos deu muita força — observa.
Mais do que superar o Goiás, o Avaí quer mostrar para a sua torcida que não esqueceu o bom futebol e as vitórias marcantes obtidas neste ano sobre São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians. Definitivamente, o fantasma do descenso precisa ser exorcizado a partir deste domingo e, nada melhor que isso aconteça em um lugar que costuma dar sorte ao Leão.
Ficha técnica
GOIÁS
Harlei; Valmir, Rafael Tolói, Marcão; Douglas, Carlos Alberto, Wellington Monteiro, Saci, Júnior; Felipe E Everton Santos.
Técnico: Jorginho
AVAÍ
Zé Carlos; Émerson Nunes, Bruno, Léo San; Marcos, Diogo Orlando, Rudnei, Caio, Robinho, Eltinho; Roberto
Técnico: Vagner Benazzi
Arbitragem: Leandro Vuaden (RS), auxiliado por Ednilson Corona (SP) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Horário: 16h
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.