| 01/10/2010 18h10min
Discurso político afinado, promessas ilusórias e um padrinho popular no Estado. Se o sucesso de um político nas urnas depende desses fatores, a candidata Perecila está prestes a se tornar a primeira "vereadora federal" do Brasil.
Lançada em meados de setembro, a candidatura fictícia da personagem interpretada pela jornalista Priscila Montandon, da Zero Hora, conquistou popularidade na Internet. Em menos de duas semanas, os vídeos de apresentação da candidata e a sua primeira entrevista tiveram mais de 10 mil acessos.
A brincadeira, inspirada em políticos reais, tomou proporções maiores e recebeu incrementos de candidatura de verdade, como santinhos e jingle. Em entrevista exclusiva a zerohora.com na última terça-feira, Perecila disse acreditar que cumpriu o seu papel nessa campanha.
No cargo de "primeira vereadora federal", ela anunciou a criação de cursos de qualificação para a função. No entanto, substituirá os polêmicos treinamentos em Foz do Iguaçú, Litoral de Santa Catarina ou no Nordeste por atividades em Nova York. Leia trechos da entrevista.
zerohora.com — Como avalia sua campanha? Acha que se tornará a primeira vereadora federal do Brasil?
Perecila — Estamos confiantes, senhores jornalistas online. Foram dias de dedicação à campanha, baseada em ideias geniais e de incrível facilidade de aplicação. Serei a primeira vereadora federal do Brasil e já adianto: no meu governo, criarei curso especial para vereadores federais com as maiores autoridades no assunto do mundo. Serão 10 dias em Nova York, entre o Natal e o Ano Novo, com diárias pagas pela Câmara Federal de Vereadores.
zerohora.com — A candidata à presidência da República Dilma Rousseff tem o apoio do presidente Lula. Você é a musa do colunista Paulo Sant'Ana. Isso ajuda na eleição?
Perecila — Com certeza. Sant'Ana, como um dos maiores comunicadores do Rio Grande, basta levantar um dedo e pedir "vote em Perecila" que milhões de eleitores estão garantidos.
zerohora.com — Se for eleita, qual dos seus projetos ganhará atenção imediata "Tira o Pé do Chão", "Agricultura Naval" ou "BUG"?
Perecila — Agricultura naval é nossa grande aposta. É simples, beneficia os sem-terra diretamente, os fazendeiros indiretamente e os vegetarianos pela tangente. Além das plantações em alto mar, teremos a pesca e o que sobrar na rede — dentro do nosso programa CARP (Caiu na Rede é Peixe) — ou seja, as algas, servirão para enrolar sushis.
Perecila surgiu quando humor estava censurado
A candidata Perecila foi interpretada no site de Zero Hora pela jornalista Priscila Montandon. Criada por ela e pelos jornalistas Juliano Schuler, e Caue Fonseca, a candidata fictícia surgiu como alternativa à impossibilidade de fazer humor com os políticos reais — no meio da campanha, o Surpremo Tribunal Federal (STF) derrubou a censura.
Proibidos de explorar os pontos fracos dos aspirantes a cargos eletivos, o grupo inventou uma concorrente inspirada em personagenss reais do processo para usar o humor como forma de alerta aos eleitores.
— Diante da reversão desta censura, resolvemos manter a ideia para mostrar aos eleitores como é fácil ser candidato, propor coisas incríveis e mirabolantes e de como isso pode ser sedutor, ainda que sejam impossíveis de realizar. Dessa forma, chamamos a atenção para dezenas de candidatos reais que se portam desta maneira — conta Priscila.
O jingle (Vote Pri, digite Pi, musa do universo, vote em Pri) foi elaborado pelo jornalista Carlos André Moreira. Os vídeos foram editados por Felipe Zucolotto.
Assista ao vídeo com o jingle da candidata
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.