| 01/10/2010 03h44min
Quem pensa que votar pela primeira vez é barbada está enganado. Faltando dois dias para a eleição, a gurizada segue em dúvida sobre quem escolher para pelo menos um dos cinco cargos disponíveis. Os candidatos tentaram, por meio das mais variadas plataformas, e pelo jeito não rolou. A pergunta que não cala para os jovens: e agora?
Não faltaram chances para Rodrigo Mello, 18 anos, Vinicius Moresco, 17, Fernanda Schornardie, 18, e Natália Tauber, 17, buscarem informações. A galera foi para a internet, assistiu a debates e ao horário eleitoral e, mesmo assim, continua indecisa. Um deles ficou indignado com o que viu na web.
– Em São Paulo, por exemplo, o pessoal escolheu um palhaço como forma de protesto, mas ele pode levar gente ruim junto com ele – diz Vinicius, estudante do 3º ano da Escola Técnica Estadual Parobé.
A qualidade dos candidatos é fator decisivo na hora do voto. Natália e Fernanda, colegas de Publicidade e Propaganda na ESPM, seguem sem saber em quem votar para deputado estadual e federal. As gurias, com dúvidas iguais, apontam o caminho para os futuros governantes.
– Acredito muito na cultura voltada ao jovem. Na nossa idade, a galera só se preocupa com música e estudos. De biblioteca até shows seriam ideias legais – indica Fernanda.
– E o meio ambiente, né? O que eles vão fazer agora vai refletir no nosso futuro – completa Natalia.
Ansiedade pela primeira vez. Sem trocadilhos, viu? Rodrigo poderia ter participado das eleições de 2008, mas estava viajando. Agora, o cara ainda não sabe para quem vai apertar o botão verde no domingo, mas está cheio de expectativas.
– Em outros países, o voto não é obrigatório, e as pessoas se informam mais sobre política. Isso melhora a qualidade dos políticos e de quem vota– diz Rodrigo, estudante do 2º ano do Florinda Tubino Sampaio.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.