| 30/09/2010 10h13min
O candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), teria telefonado para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes na tarde de quarta-feira, pouco tempo antes da interrupção do julgamento de recurso contra a exigência da apresentação de dois documentos na hora de votar.
Os ministros julgavam a Ação Direta de Inconstitucionalidade por meio da qual o PT questiona a obrigatoriedade de o eleitor apresentar dois documentos para votar nas eleições.
> Veja a repercussão do caso no blog da Rosane
Segundo o jornal Folha de São Paulo, Serra pediu a um assessor que fizesse o telefonema. A solicitação teria sido testemunhada por uma jornalista.
Sete ministros do Supremo Tribunal Federal se manifestaram contrários à exigência de dois documentos para votar nas eleições de domingo. O placar configura maioria do STF e praticamente sela a derrubada da exigência. No entanto, o ministro Gilmar Mendes pediu vista do processo e julgamento foi suspenso.
— É uma lei que está em vigor desde 2009 e o pedido foi colocado agora. A que tipo de manipulação a gente está sujeito nesse tipo de provocação? Veja que se teve tempo para discutir isso no âmbito do Congresso Nacional , do TSE, que alçou uma propaganda, e agora se discute isso — argumentou Mendes na sessão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.