| 01/09/2010 22h30min
Florianópolis ainda sonha com a Copa de 2014. Mesmo após ter ficado de fora da escolha como uma das sedes para o Mundial, a cidade concentra esforços novamente para fazer parte do evento da Fifa. E de que forma ocorreria isso? Através de um dos sorteios organizados a partir de 2011.
A possibilidade é real, tanto que dirigentes e políticos do Estado já realizam contatos e organizam viagens para viabilizar a hipótese. Nos próximos quatro anos, a entidade realizará três sorteios no país: o da definição das chaves das Eliminatórias, o dos grupos da Copa das Confederações, e do próprio Mundial, o mais badalado.
Segundo o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, o primeiro sorteio está previsto para julho de 2011 e deve reunir representantes de países do mundo inteiro.
— Não tem nada de verdade nem de mentira. Florianópolis é, sem dúvida, uma cidade interessante e que tem impressionado bastante à Fifa. Então, ela pode ser escolhida como sede de um dos sorteios, mas primeiro é preciso saber se a cidade quer se candidatar — afirmou Paiva.
O prefeito de Florianópolis, Dário Berger, está disposto a recolocar a cidade no páreo. Mas ele não esquece da frustração que teve no ano passado com os critérios usados pela Fifa para a escolha das cidades-sede.
— Fizemos um esforço enorme para ter Florianópolis como uma das sedes do Mundial e não fomos contemplados por uma decisão política. Lamento muito, mas o importante é que deixamos uma porta aberta — destacou o prefeito.
Mesmo frustrado com o resultado da primeira escolha, Berger pediu ao presidente da Fundação Municipal de Esportes, Édio Pereira, para fazer um levantamento sobre os requisitos necessários para postular o sorteio.
Se a ideia é entrar forte na disputa, Florianópolis sabe que precisa melhorar muito, especialmente na questão da infraestrutura urbana. Para facilitar, a lei aprovada pelo Senado, na última terça-feira, derruba o limite de endividamento para estados e municípios que realizarem as obras para a Copa do Mundo.
O presidente da FCF, Delfim Peixoto Filho se mexe para viabilizar a proposta. Hoje, ele inicia viagem pela Europa, e, na semana que vem, deve passar por Paris, na França.
— Vou me encontrar com alguns "mandachuvas" da Fifa. Quem sabe eu consiga "pescar" alguma coisa - salientou Delfim, acrescentando que, por enquanto, não existe qualquer indicativo ou decisão tomada.
Ontem, o secretário de Articulação Internacional de SC, Vinícius Lummertz, esteve em Brasília, com o governador Leonel Pavan, e tratou do assunto em meio à agenda de negócios. Lummertz disse que a intenção é "ofertar" Florianópolis para um dos eventos da Fifa.
— Temos um conjunto de ideias. Agora, temos que pedir à CBF o que é preciso fazer — confirmou.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.