| 25/08/2010 09h56min
Antes mesmo de o estádio que sediará a Copa do Mundo em São Paulo ser escolhido, a Polícia Militar paulista já se prepara para manter a segurança na competição. Na manhã de terça, a PM realizou uma simulação dos procedimentos de segurança para o Mundial no Estádio do Pacaembu (que já foi descartado pelas autoridades paulistas para ser uma das sedes do campeonato).
O exercício serviu para os alunos de diversas unidades de policiamento do Brasil experimentarem, na prática, as lições aprendidas no curso de segurança em praça esportiva realizado pela PM.
– O objetivo é treinar 70 oficiais de todo o país por ano e padronizar o serviço de segurança nos estádios para todo o território nacional até a Copa – afirmou o Major Leandro Pavani, comandante da operação.
A simulação começou com a vistoria do estádio e a procura de um artefato explosivo. Após encontrarem o objeto, os oficiais em treinamento isolaram a área e usaram um robô para retirar a bomba. A seguir, um oficial vestido com uma roupa de proteção realizou a explosão do artefato em segurança.
Com o estádio limpo, foi a vez de os “torcedores” entrarem em ação. Policiais em treinamento fingiram ser uma torcida organizada chegando ao Pacaembu. Foram revistados pela PM na entrada do estádio, passaram pelo novo sistema de identificação biométrica e se dirigiram para a arquibancada.
Depois de simularem brigas entre torcedores e tentativas de invasão a outros setores do estádio, foi feita a simulação de atendimento a um torcedor ferido. Um policial fingiu estar ferido, foi atendido pelos bombeiros e, a seguir, encaminhado para o helicóptero da Polícia, que pousou no gramado para realizar o “resgate”, dando fim à simulação.
– Os treinos para melhorar a segurança nos estádios não visam somente ao Mundial, mas, também, a buscar um legado, para que possamos realizar um serviço de segurança ainda melhor nos estádios. Não adianta fazer bonito em 2014 se depois tudo for perdido – disse Pavani.
LANCEPRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.