Notícias

Esportes  | 17/08/2010 21h04min

Cânticos da Guarda Popular inspiram torcidas de todo país

Torcida do Inter tem letras inspiradas em clássicos do rock, folclore nacional e música popular

White Stripes, The Police, Raul Seixas, Mamonas Assassinas e até Padre Marcelo Rossi. A inspiração da torcida colorada para incentivar os jogadores é vasta e desprovida de preconceitos. Popularidade, melodia simples e ineditismo no estádio são os únicos pré-requisitos para os compositores da Guarda Popular Colorada, grupo de torcedores que anima o time do Inter atrás do gol, criarem os sons que embalam os jogos.

Sensação no Beira-Rio, a Guarda Popular criou uma marca própria. Seu repertório, com letras originais inspiradas em clássicos do rock, folclore nacional e música popular brasileira, contagia, inclusive, torcidas de outros times – muitas adotaram os cantos com letra adaptada.

A popularidade dos cantos acendeu a preocupação em manter as ideias originais em sigilo. As músicas ficam guardadas a sete chaves até sua divulgação pela internet, no site da Guarda Popular e nas comunidades do Inter no Orkut. Na terça-feira, foi ao ar a mais recente das composições: Gaúcho & Campeão, inspirada em I wanna hold your hand, sucesso de The Beatles. .

– Há cerca de cinco anos, muitos torcedores da Popular estavam envolvidos em confusões e brigas. Então, procuramos outra maneira de chamar a atenção. Os cantos foram a melhor escolha – conta Hierro Martins.

Um grupo de seis torcedores passou a ser responsável por criar e divulgar as músicas para os colorados. Em 2007, os sucessos foram gravados pela banda Ataque Colorado.

Cada um dos compositores tem um estilo diferente. Estudante de publicidade, Endrigo Giacomin é conhecido pela originalidade na escolha das canções e letras mais brandas, de incentivo ao time. São dele hits como Vidas em Vermelho, inspirada em Another Brick in The Wall, do Pink Floyd e Minha Camisa Vermelha, com melodia de Pelados em Santos, do Mamonas Assassinas.

– Prefiro fazer letras que contem histórias ou incentivem os jogadores, mas sem agredir os rivais. Atualmente tudo é inspiração – diz.

A versão do rock cômico nasceu em uma mesa de bar. Entre amigos, alguém comentou a vontade de ver o estádio gritando "Você me deixa doidão", um dos trechos da canção do Mamonas. Endrigo gostou da ideia e, em duas semanas, Minha Camisa Vermelha estava pronta. Desde 2008, quando foi lançada na internet _ como a maioria das canções _ é uma das mais cantadas durante as partidas.

Alguns cantos:

GAÚCHO & CAMPEÃO (The Beatles - I wanna hold your hand)

Eu Sou Colorado,
Gaúcho e Campeão.
Eu Sou Desse Estado,
Rio Grande Meu Amor
Porque Eu Te Amo Inter ( 4x )

MINHA CAMISA VERMELHA (Mamonas Assassinas - Pelados in Santos)

Inter, estaremos contigo.
Tu és minha paixão.
Não importa o que digam
Sempre levarei comigo:
Minha camisa vermelha
E a cachaça na mão!
O gigante me espera
para começar a festa!
Xalaialaiaa ...
Xalaialaiaa ...
Xalaialaiaa ...
Você me deixa doidão
Xalaialaiaa ...
Xalaialaiaa ...
Xalaialaiaa ...
Inter do meu coração
Xalaialaiaa ...
Xalaialaiaa ...
Xalaialaiaa ...

Veja quais os bares que vão exibir o jogo
Assista ao jogo pela TV


Acompanhe a cobertura do blog Pré-Jogo direto do QG do Inter

INFOGRÁFICO: explore o Beira-Rio em imagens 360º




Colorado, clique aqui para enviar sua foto para a taça do bi


Vídeo especial: o caminho do Inter até a decisão

 


Em gráfico, saiba mais sobre o adversário

CLICESPORTES E ZEROHORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.