| 07/07/2010 23h01min
Milhares de pessoas comemoraram, à meia-noite (local) desta quarta-feira, a vitória da Espanha sobre a Alemanha, por 1-0, nas semifinais do Mundial da África do Sul-2010, e sua classificação para a final, enquanto em Barcelona a alegria era mais discreta e em Mallorca, alemães lamentavam. Os torcedores comemoraram a vitória com buzinaços e os passageiros dos carros agitavam bandeiras pelas janelas, cantando durante todo o trajeto que vai do passeio de La Castellana e as praças de Colón, enquanto muitos outros se dirigiam para a Praça de Cibeles, onde se concentrava uma multidão de torcedores.
Um forte dispositivo policial foi mobilizado para garantir a segurança nas ruas com grande concentração de pessoas e as estátuas das praças Colón e Cibeles foram cercadas com barreiras para evitar que os torcedores subissem nelas. Duas horas antes da partida, cânticos, vuvuzelas, bandeiras espanholas e tambores acompanhavam os torcedores que se concentraram a assistir o jogo, ao ar livre, ao lado do Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid.
Em Barcelona, capital da Catalunha, região de forte sentimento nacionalista, a festa foi mais discreta, apesar de nove jogadores do FC Barcelona serem titulares da seleção espanhola. Mil e quinhentas pessoas, sobretudo estrangeiros, turistas e imigrantes se concentraram entre a Fuente e a Rambla de las Canaletas, local tradicional de comemorações dos torcedores do Barça.
Enquanto isso, em Palma de Mallorca, nas Ilhas Baleares, a colônia alemã e os milhares de turistas não escondiam sua decepção.
– Perdemos contra a Espanha na Eurocopa 2008, agora perdemos para eles no Mundial: duas vezes em dois jogos importantes é demais – queixava-se Judith, uma alemã de 18 anos.
AFPGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.