Notícias

 | 01/07/2010 22h27min

Final da Copa pode reeditar quatro decisões de Mundiais anteriores

As oito seleções que sobraram somam 12 títulos do Mundial

As zebras foram dormir e as quartas de final da Copa só reuniram gente grande. As oito seleções que sobraram somam 12 títulos. Quatro já foram campeãs. Com tanta história assim em campo, ficará difícil fugir de uma final com duas potências mundiais.

A partida decisiva, que será disputada no dia 11, em Joanesburgo, pode reunir quatro confrontos que já decidiram Mundiais. A Copa da África pode assistir à Uruguai x Argentina, que decidiram em 1930.

Há chance também de um encontro entre Holanda x Alemanha, duelo da final de 1974. Quatro anos depois, a Laranja Mecânica voltou à uma decisão, dessa vez contra a Argentina e novamente saiu derrotada. Na África, pode ser a oportunidade de dar o troco.

E ainda há chance da reedição de uma final mais recente. Se Brasil e Alemanha avançarem, farão novamente o duelo que deu ao Brasil o pentacampeonato em 2002.

Relembre as finais que podem se repetir em 2010

Uruguai 4 x 2 Argentina (1930)

O cenário era perfeito. O Uruguai era a melhor seleção do mundo, o Estádio Centenário urrava com o grito de 80 mil pessoas e a adversária era a sempre rival Argentina. Não deu outra. A Celeste Olímpica passou por cima e levantou o seu primeiro título mundial.

Mas não foi nada fácil. Aos 12 minutos, Dorado abriu o placar para os uruguaios. Mas a vitória que parecia bem encaminhada virou drama quando Peucelle e Stabile viraram para os argentinos ainda no primeiro tempo. Porém, os uruguaios fizeram um segundo tempo dos sonhos. Marcaram outras três vezes e fecharam o jogo em 4 a 2 para loucura de todo o povo uruguaio.

Holanda 1 x 2 Alemanha (1974)

A Holanda encantava o mundo com um futebol ofensivo e revolucionário. A Alemanha era a mesma Alemanha de sempre. Pragmática, porém competitiva. Resultado? A camisa pesou e os alemães ergueram o bicampeonato diante de um Estádio Olímpico de Munique lotado.

Os holandeses abriram o placar com um gol de pênalti de Neeskens. Mas pouco a pouco a Alemanha passou a dominar o jogo e, antes mesmo do intervalo, já haviam virado o jogo com gols Breitner e Muller. O resultado se manteve até o final, para delírio dos alemães.

Holanda 1 x 3 Argentina (1978)

A Argentina já era uma das principais potências do mundo no futebol, mas ainda correia atrás da sua primeira Copa. Diante do seu torcedor, em Buenos Aires, os hermanos receberam na final a Holanda, que quatro anos antes perdera o caneco para a Alemanha.

Kempes abriu o placar para a Argentina aos 38 do primeiro tempo e quando tudo parecia encaminha, Nanninga empatou no final do segundo tempo. A partida foi para a prorrogação e, mais uma vez Kempes, marcou e ganho status de herói. Bertoni ainda marcou o terceiro e fechou a conta.

Brasil 2 x 0 Alemanha (2002)

A seleção comandada por Felipão chegava a final com desafio: vencer e se distanciar ou perder e ver a Alemanha empatar no número de Mundiais. O primeiro tempo foi muito equilibrado, mas o Brasil é o país do futebol porque tem craques.

E na segunda etapa ele apareceu. Dois gols de Ronaldo, um deles aproveitando a falha do melhor goleiro do mundo na época, Oliver Kahn.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.