Notícias

 | 22/06/2010 12h52min

Uruguai vence México por 1 a 0 e garante vaga nas oitavas de final

Com gol de Suárez, a Celeste fica em primeiro no Grupo A e aguarda a decisão do Grupo B para conhecer adversário

Eduardo Trindade

Apesar das dificuldades impostas pela boa equipe mexicana, o Uruguai conseguiu a vitória por 1 a 0 nesta terça-feira em Rustenburg e garantiu a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul e a liderança do Grupo A do Mundial. Os uruguaios agora esperam os resultados do Grupo B para saber com quem disputarão a próxima fase da competição. Como a Argentina deve garantir a classificação em primeiro na partida contra a Grécia, a Coreia do Sul é o adversário mais provável dos uruguaios.

O jogo foi bastante disputado no estádio Royal Bafokeng e não deixou margens para discussões sobre o que alguns imaginavam poderia ser o chamado "jogo de compadres", já que um empate servia para México e Uruguai. Mesmo assim, ambos times vieram para cima desde o início e buscaram a vitória o tempo todo na partida.

Apesar do Uruguai ter entrado em campo com três atacantes, no mesmo 4-3-3 que deu certo contra a África do Sul, e o México em um 4-5-1, a seleção mexicana era quem mais tomava a iniciativa na partida no primeiro tempo.

Percebendo a iniciativa mexicana, a equipe do técnico Oscar Tabárez aproveitava os contra-ataques, principalmente pelo lado direito do ataque, com Diego Forlán e Edison Cavani. E foi justamente com um cruzamento de Cavani, pela direita, que Suárez aparou de cabeça para o fundo das redes mexicanas, marcando o único gol do jogo e colocando a Celeste nas oitavas de final da Copa do Mundo 2010.

Pressão mexicana na etapa final não surtiu efeito

No intervalo o técnico Javier Aguirre, do México, substituiu Guardado por Barrera, tentando dar mais ofensividade à sua seleção, mas o Uruguai voltou determinado a manter o resultado e assim o fez.

Com poucas oportunidades de gol, devido ao bom sistema defensivo do Uruguai, a melhor chance mexicana na etapa final saiu da cabeça do zagueiro Rodriguez. Aos vinte minutos, em um cruzamento de Maximiliano Pereira o defensor mergulhou na área uruguaia e quase marcou o gol de empate, mas a bola saiu desviada à direita do gol de Muslera. Aguirre ainda tentou dar mais ofensividade à equipe sacando o veterano Blanco para a entrada de Javier Hernandez, mas não conseguiu vencer a defesa sul-americana.

Do lado da equipe de Oscar Tabárez, o segundo tempo serviu apenas para administrar o resultado. Com o gol marcado ao final do primeiro tempo, a Celeste não criou chances de grande perigo para o gol de Perez na etapa complementar. O treinador uruguaio, ao contrário do adversário, usou suas substituições para dar mais consistência defensiva ao time. Na mais importante, tirou o meia Alvaro Pereira, para colocar o zagueiro Scotti, formando uma linha com três defensores protegendo o gol de Muslera.

Assim, mesmo com a pressão mexicana nos minutos finais da partida, a equipe uruguaia soube se defender bem e jogo terminou como havia terminado a primeira etapa: Uruguai 1 x 0 México, com ambos classificados às oitavas, já que a África do Sul venceu a França por 2 a 1.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.