| 16/06/2010 12h52min
Justamente na partida que fechava a primeira rodada da Copa, aconteceu a grande zebra do torneio até agora. Em Durban, a Suíça sossegou a Fúria espanhola e bateu um dos maiores favoritos ao título mundial. O gol de Fernandes, aos sete minutos do segundo tempo, premiou uma equipe muito aplicada taticamente. O talento espanhol parou na boa defesa suíça.
Primeiro tempo espanhol
As estatísticas mostram bem o que foi o primeiro tempo. Com mais de 70% da posse de bola, a Espanha era dona das ações. Mesmo assim, pouco chutou. Sempre pela esquerda, contando com a habilidade de Iniesta, a Fúria jogava melhor, mas não penetrava na área suíça.
:: Acompanhe as estatísticas do jogo
Aos 23 minutos, Iniesta deixou Piquet na cara do gol, mas o goleiro salvou. Outro lance de real perigo só foi ocorrer aos 44 minutos, quando Villa cortou o goleiro, mas o encobriu com imperfeição. A Suíça era só defesa, com duas linhas de quatro bem postadas, pressionando a saída de bola espanhola.
Zebra na segunda etapa
Del Bosque manteve o time para a etapa final, deixando no banco o astro Fernando Torres. Pouco importava, o sentimento para o segundo tempo era de que o gol espanhol chegaria a qualquer momento.
Mas, aos sete minutos, numa jogada bem tramada, nasceu a primeira grande zebra do Mundial. De uma ligação direta do goleiro Benaglio, veio a jogada de pivô e o centroavante Derdiyok apareceu livre na frente de Casillas. Os dois trombaram e a bola se ofereceu livre para Fernandes: 1 a 0.
:: Confira como foi a cobertura do clicEsportes
Fernando Torres foi a campo, mas pouco fez. Quem esperava um massacre da Fúria em busca do empate viu uma Suíça bem postada atrás e com alternativas de contragolpes. Se, aos 24 minutos, Xabi Alonso acertou o travessão em chute incrível, aos 27 foi a vez de Derdiyok fazer fila na zaga espanhola e cutucar bola na trave. Quase um golaço.
Com as entradas de Pedro e Navas, a Espanha ganhou mais opções pelas pontas, mas não havia jeito de entrar na bem protegida defesa suíça. Apelando para a bola aérea, os espanhóis consagraram o bom goleiro Benaglio.
Mesmo com cinco minutos de acréscimos, a Fúria não marcou. No fim, venceu o mais objetivo: a Espanha chutou o triplo de vezes, mas não conseguiu suplantar a boa tática adversária.
Pode ser uma grande surpresa para todos, menos para os suíços, que sabem se defender — há tempos. Com o 1 a 0, eles completam o quinto jogo sem levar gol em Copas.
Tabela e próximos jogos
Chile e Suíça lideram o Grupo H com três pontos cada. Espanhóis e hondurenhos não pontuaram. Dia 21, jogam Chile x Suíça e Espanha x Honduras, pela segunda rodada.
Gol: Gelson Fernandes, aos sete do segundo tempo. Amarelos: Grichting, Ziegler e Benaglio (Suíça). Arbitragem: Howard Webb (ING) auxiliares: Darren Cann e Michael Mullarkey (ING) Estádio: Moses Mabhida, Durban (AFS) Data/hora: 15/6/2010 - 11h (de Brasília) |
|
Espanha (0) | Suíça (1) |
---|---|
Iker Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets (Fernando Torres), Xavi, Xabi Alonso, David Silva (Navas) e Iniesta (Pedro); David Villa. Técnico: Vicente del Bosque |
Benaglio; Lichtsteiner, Grichting, Senderos (Von Bergen) e Ziegler; Inler, Huggel, Gelson Fernandes e Barnetta (Eggimann); Nkufo e Derdiyok (Yakin). Técnico: Ottmar Hitzfeld |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.