| 16/06/2010 19h10min
A histórica Copa em continente africano até agora registrou poucos gols, mas começou com um golaço. O torneio ambém já proporcionou algumas risadas devido a alguns frangos homéricos. E quem não ficou surpreso com a derrota da Espanha para os suíços? Pois é, a primeira rodada da Copa teve de tudo. O clicEsportes compilou alguns lances marcantes. Você se lembra de mais algum? Envie o seu depoimento pelos comentários da matéria!
:: Confira os 10 lances:
Um golaço para começar - Com direito a trenzinho, a África do Sul comemorou o primeiro gol da Copa no jogo de abertura contra o México. O placar ficou no 1 a 1, mas o belo chute de Tshabalala e a comoção "vuvuzelada" no Soccer City marcaram a estreia da histórica Copa na África.
Cara de pau - A França só viajou à África porque Henry usou a mão para construir a jogada do gol que deu a vaga aos franceses na Copa 2010. E não é que no primeiro jogo da seleção no Mundial Henry exigiu veementemente um pênalti, alegando que o uruguaio Victorino tocou com a mão na bola? Cara de pau...
Craque da moda - Maradona faz tudo que suas filhas mandam. Inclusive mudar radicalmente o visual. Na estreia da Argentina contra a Nigéria, o técnico surpreendeu a todos vestindo terno e gravata, dispensando o usual abrigo azul da sua seleção. Deu sorte. Os hermanos venceram por 1 a 0.
Frango à inglesa - Houve outras falhas na primeira rodada. Mas o primeiro galináceo do Mundial a gente não esquece, certo, Green? O goleiro inglês não segurou o fraco chute do norte-americano Dempsey e tolhiu seu time da vitória.
Mão boba - Depois de colocar a mão na bola de forma tola, a única saída para o sérvio Kuzmanovic foi levá-la ao rosto para lamentar. O pênalti aos 38 minutos do segundo tempo deu a vitória a Gana, que também foi a primeira seleção africana a triunfar nesta Copa.
Quem diria, a Alemanha... - Definida como uma seleção previsível e pouco cotada ao título antes do Mundial, a Alemanha calou os críticos com bom futebol e uma goleada insuspeita sobre a Austrália: 4 a 0 , na melhor atuação de uma seleção na primeira rodada. Confira a análise tática desta nova Alemanha no blog Preleção.
Existe gol feio, sim - A Holanda venceu, mas ficou longe de convencer. Foi abrir o placar diante da Dinamarca apenas na etapa final e com um gol contra bizarro: o zagueiro Poulsen cabeceou mal, para trás, e a bola bateu nas costas do companheiro Agger, que completou a lambança. A jogada desmente Dadá Maravilha, famoso por dizer que não existe gol feio, feio é não fazer o gol. Desta vez, os dinamarqueses superaram o ditado.
Azar da Azzura - A estreia cambaleante da Itália contra o Paraguai, num empate em 1 a 1, foi o que menos preocupou os italianos. Afinal, a atual campeão mundial parece ser viciada em histórico de estreias fracas e crescimento ao longo da Copa. O que realmente aterroriza os italianos é a possibilidade de perder o grande Buffon. O goleiro deixou o jogo com dores nas costas e para por tempo indeterminado.
Repeteco salva - Maicon tinha uma jogada ensaiada com ele mesmo, e da qual ninguém se lembrava. Ainda bem, porque graças ao seu gol em chute sem ângulo, quando o óbvio seria o cruzamento, que o Brasil saiu do sufoco e abriu o caminho para a vitória sobre a Coreia do Norte por 2 a 1. Maicon fez um gol muito parecido em amistoso contra Portugal (veja o vídeo no blog do Mário Marcos).
Ih, deu zebra - Desde o fim da última Copa, na Alemanha, a Espanha só perdeu um jogo. E foi na semifinal da Copa das Confederações diante dos EUA. Na estreia da Copa, a Fúria mostrou que fica bem mansa na hora decisiva. Perdeu para a Suíça por 1 a 0, na primeira grande zebra do Mundial.
Fotos: AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.