| 10/06/2010 13h11min
Atualizado às 13h40min. Grande dúvida brasileira para a Copa do Mundo, o goleiro Julio César voltou a treinar com bola nesta quinta-feira, após uma semana de trabalho de fortalecimento muscular para se recuperar de dores lombares, e confirmou o que o técnico Dunga já havia antecipado: o camisa 1 está garantido na estreia, dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte.
Após um treino fechado para a imprensa no início da manhã, no qual, segundo a comissão técnica, os 23 convocados para o Mundial da África do Sul treinaram normalmente, os jogadores brasileiros voltaram ao campo da Randburg High School à tarde (fim da manhã no Brasil). Diante da arquibancada lotada de jornalistas brasileiros e estrangeiros, os jogadores da Seleção iniciaram a atividade com uma roda de bobo.
Após 15 minutos, os goleiros se exercitaram com os preparadores Wendell Ramalho e Taffarel, enquanto os outros 20 atletas foram para trás do gol e trabalharam sob a coordenação do preparador físico Paulo Paixão.
A grande expectativa era a participação de Julio César, mas o goleiro da Inter de Milão treinou normalmente ao lado dos reservas Gomes e Doni. O goleiro deixou o amistoso contra o Zimbábue, dia 2 de junho, ainda no primeiro tempo, e desde então vinha sendo poupado dos coletivos. O jogador sequer viajou com o grupo para o amistoso da última segunda-feira contra a Tanzânia, para dar prosseguimento ao tratamento de fisioterapia.
Na segunda parte do treino, o técnico Dunga e o auxiliar Jorginho dividiram os jogadores em quatro times. Com coletes branco, verde, azul e laranja, as equipes se revezaram em apenas metade do campo, com os goleiros jogando em sistema de rodízio. Nesta parte da atividade, Julio César mostrou que está pronto para a Copa, com boas defesas e reflexo apurado.
Com um sistema diferente (também conhecido como "treino alemão"), a atividade contou com a participação dos jogadores que estavam de fora, que tinham permissão de trocar passes e tabelar com os atletas em campo. Os times entravam e saíam do campo de acordo com o apito do técnico Dunga. Após quase 50 minutos de recreativo, Daniel Alves, Julio Baptista, Michel Bastos e Elano treinaram finalizações por alguns minutos com os goleiros Doni e Gomes.
Na sexta-feira, dia de abertura da Copa do Mundo com a partida entre a seleção anfitriã, África do Sul, e o México, os jogadores do Brasil devem treinar à tarde na mesma escola. Após a Coreia do Norte, o Brasil enfrenta ainda pelo Grupo G as seleções da Costa do Marfim (20 de junho) e de Portugal (25).
Julio César participou do treino da tarde com os jogadores e arriscou algumas defesas
Foto:
Fabrice Coffrini, AFP
/
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.