Notícias

 | 14/05/2010 14h14min

Projeto do Beira-Rio é aprovado para receber Copa de 2014

Ricardo Teixeira minimiza críticas da Fifa sobre atrasos nas obras

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 enviou nesta sexta-feira cartas de aprovação dos projetos dos estádios de sete das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, entre elas o Beira-Rio. Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Manaus, São Paulo e Porto Alegre, da qual o Beira-Rio é representante, são as sedes aprovadas. No comunicado, é estipulado o prazo de um mês para que a cidade-sede apresente todas as garantias financeiras e o cronograma de obras do estádio. A carta de aprovação seguiu acompanhada de uma lista de recomendações que devem ser atendidas e cumpridas durante todo o processo. No dia 19 de maio, o comitê divulgará a aprovação dos cinco estádios restantes.

Depois de muita polêmica e críticas da Fifa sobre o andamento das obras para a Copa 2014, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse que houve exagero.

— Vocês todos sabem o que você demanda para ter as obras aprovadas no Brasil. Grande parte dos atrasos foram pelo início das licitações. Mas, no transcorrer desta semana, até ontem, nós aprovamos os projetos de algumas cidades, acho que em três ou quatro dias será aprovado o do Rio de Janeiro. Como membro do Comitê Organizador da Fifa, não sinto incômodo. Nós relatamos para a Fifa como estavam os andamentos das obras, e foi isso que gerou o puxão de orelhas da Fifa — afirmou.

Teixeira negou a possibilidade de redução do número de cidades-sede:

— Quem define tudo com relação a Copa do Mundo é o Comitê Organizador, por que é um preposto da Fifa no Brasil. Não há nenhum posicionamento da Fifa de diminuir o número de sedes. Participei da reunião para a decisão de 12 cidades e ela não ficou apenas fechada dentro da Fifa, foi levada a voto no comitê executivo e os 23 membros votaram para que o Brasil tivesse 12 cidades-sede, pelo tamanho continental do Brasil. Não há o pensamento de diminuir o número de cidades-sede.

Porém, em outro momento, afirmou que as sedes que não conseguirem viabilizar financeiramente a reforma ou a construção de seus estádios ficarão fora. E, apesar de o Morumbi ter recebido a aprovação da Fifa para sediar as semifinais da Copa do Mundo de 2014, ele não garante o estádio como o escolhido para a abertura da Copa.

— Todos aqueles que cumprirem e provarem a viabilidade financeira de cumprir as propostas, continuarão no processo. Aqueles que não provarem, estão fora. Sobre ser ou não abertura, a carta que enviamos para todos os estádios, diz que o Morumbi está preparado para a semifinal. Sobre abertura ou encerramento, a Fifa vai definir posteriormente.

CLICESPORTES E LANCEPRESS!
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.