Esportes | 09/04/2010 11h15min
O Grêmio tem 1,8 mil produtos licenciados e prevê para esse ano um crescimento de 30% nas receitas, que em 2009 foram de R$ 8 milhões. As informações são da coluna Negócios & cia, de Flávia Oliveira, no jornal O Globo de quinta-feira. A marca do clube gaúcho cresceu 218% de 2004 a 2008, alcançando R$ 213,7 milhões. Foi a maior alta entre os times brasileiros, segundo a Crowe Horwath RCS. O vice de marketing, Cesar Pacheco, reconheceu o crescimento dos números e destacou que o Tricolor sabe explorar sua marca.
– A coisa mais fácil é você vender sua marca. Não desembolsa nada. A marca é o bem maior que se tem e pode render grandes capitais. Daqui um tempo, esperamos não precisar vender jogadores – salientou Pacheco na manhã desta sexta, em entrevista ao Redação SporTV.
– Embora Corinthians e Fla tenham uma marca forte, não exploram isso como deveriam. Parece que estão acordando para a questão agora. Temos licenciamentos com empresas grandes. O primeiro nesse sentido é o São Paulo e o segundo, o Grêmio – completou.
O dirigente explicou que, além dos licenciamentos, o clube trabalha para a profissionalização do departamento de marketing e a fidelização do torcedor. O Grêmio tem 53 mil sócios pagantes e quer ampliar esse número, grande parte por meio do cadastro no Exército Gremista.
Das receitas com a venda de produtos, 60% são da área de confecções.
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