| 09/03/2010 08h20min
Alguns jargões se tornaram comuns no futebol. Um deles é o de que "só faz gol quem chuta". Com o melhor ataque do Paulistão, ao lado do Santo André (33 gols cada), o Santos incorporou esta filosofia. Para alcançar esta marca, o Peixe exerce um verdadeiro bombardeio aos times adversários.
Até o momento (13ª rodada, sem computar a partida de hoje, entre Palmeiras e Sertãozinho), o Alvinegro praiano é a equipe que mais finalizou no Estadual: 259 vezes (média de 19,9 por partida).
No clássico de domingo, contra a Portuguesa, por exemplo, foram 24 finalizações. O goleiro Fábio, da Lusa, teve de se virar para deixar apenas uma destas bolas entrar em seu gol (Zé Eduardo foi o autor do gol, que definiu o placar de 1 a 1).
E a maior prova de que quanto mais se chuta, mais gols se marca é o atacante Neymar. Artilheiro do time na temporada, com oito gols, o garoto é o líder dos "canhões santistas". Até o momento, foram 49 tiros aos gols no Paulistão. Mas ele
nem sabia.
— Não sabia disso
não. Mas acho que esse é o caminho mesmo. Se não chutar, não faz gol — declara o garoto, que já fez mais da metade dos gols que marcou em 2009 (14).
Outra "metralhadora" da equipe é o centroavante André. Segundo artilheiro do Santos na temporada, com sete gols marcados (apenas um atrás de Neymar), o jogador é o segundo que mais finalizou: 38 vezes. Para ter esses números, o atleta se dedica nos treinamentos.
— Não custa nada arriscar de fora da área. Os jogadores estão mais confiantes nesse ano. O pessoal mais experiente sempre fala que quando abrir tem que chutar confiante para fazer o gol. Sempre que acaba o treino, a gente faz finalização. O professor pede para segurar um pouco, porque tem jogo direto. Mas é importante para aprimorar — destaca.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.