Esportes | 15/12/2009 09h32min
O Universo foi ao Paraná e derrotou a Londrina por 98 a 83 (43 a 34) na noite desta segunda, em partida antecipada da 12ª rodada do NBB. Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira permanece invicta na temporada 2009/2010, com oito vitórias em oito partidas. Já o time da casa tem duas vitórias em sete jogos e ocupa a 12ª posição na tabela, com 28,57% de aproveitamento.
O jogo começou equilibrado. A equipe de Brasília estabeleceu pequena vantagem nos quatro minutos iniciais. Depois, o time da casa conseguiu passar à frente (8 a 7) pela única vez na partida. A partir daí, o Universo não saiu mais da liderança, vencendo o primeiro período por 19 a 16. A vantagem continuou no segundo quarto. Com erros sucessivos, a Londrina só conseguiu marcar os primeiros dois pontos a seis minutos do fim do quarto. O time da casa, 10 pontos atrás no marcador (28 a 18), viu a vantagem dos visitantes crescer para 14 (34 a 20). Sem conseguir reagir, perdeu o período por 18 a 24 e foi para o intervalo em desvantagem: 43 a 34 para o adversário.
O Universo voltou arrasador para o segundo tempo. Com cestas de três pontos de Nezinho e Guilherme, chegou a abrir 28 pontos de vantagem no marcador (69 a 41). Nervosos, os jogadores da Londrina não conseguiram conter o adversário, que venceu o terceiro quarto por larga vantagem (31 a 14), com 74 a 48 no placar. No último período, a equipe paranaense reagiu, mas já não havia tempo para reverter o resultado. Apesar da vitória por 35 a 24 na parcial, perdeu a partida por 98 a 83.
O ala-armador Guilherme, da Londrina, dividiu com o ala-pivô Guilherme Giovannoni, do Universo a condição de cestinha do jogo, com 23 pontos cada um. Coincidentemente, também obtiveram quatro rebotes e três assistências cada. O ala Fernando Mineiro e o ala-armador Ratinho marcaram 16 pontos cada para a equipe do Paraná. Pelo time de Brasília, o armador Nezinho marcou 17 pontos e deu sete assistências, enquanto o armador Valtinho fez nove, pegou quatro rebotes e deu oito assistências.
– A defesa foi o nosso diferencial, pois marcamos forte no primeiro tempo, quando tomamos apenas 34 pontos e, mesmo com o nosso ataque não produzindo tanto, abrimos uma vantagem de nove pontos. No terceiro quarto, mantivemos essa boa defesa e o nosso ataque cresceu. A vantagem caiu um pouco no período final, mas foi bem administrada – analisou o técnico da equipe brasiliense.
O pivô Guilherme Giovannoni, do Universo e da seleção brasileira, comemorou o resultado.
– Dos três jogos fora de casa, já vencemos dois. Agora, temos de manter o mesmo foco para encarar Joinville – declarou.
O Universo volta à quadra às 20h desta quinta, com transmissão ao vivo do SporTV. Em jogo antecipado da 11ª rodada, enfrenta o Joinville, vice-líder do NBB, na casa do adversário.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.