| 03/12/2009 21h14min
Única representante do Rio Grande do Sul na Superliga Masculina de Vôlei, a UCS folga na primeira rodada, disputada nesta quinta-feira. A estreia do time será no dia 10, contra o atual campeão mineiro, o Montes Claros. Os objetivos da equipe de Jorginho Schmidt, campeão na temporada 94/95, é terminar a primeira fase entre as oito melhores e se classificar para os playoffs.
— Esse ano fizemos um ótimo trabalho de preparação física e tática e o time está em ponto de competição, mas mesmo assim teremos muito trabalho para garantir o ritmo em um campeonato tão longo como esse — afirma o técnico, que vem comandando treinos diários em dois turnos.
Esta edição da Superliga, que se estende até 1º de maio de 2010, está sendo considerada a maior já realizada pela Confederação Brasileira de Vôlei. Ao todo, serão 17 equipes disputando um dos títulos mais importantes para a modalidade no Brasil. Cada equipe disputará pelo menos 32 jogos.
— Como é uma situação completamente nova, não dá para falar do comportamento de cada equipe, mas é certo que, dependendo do jogo, os técnicos vão poupar alguns atletas e a escalação vai modificar muito em função dos adversários — prevê Jorginho.
Diferente da edição anterior, esta Superliga será disputada em dois turnos. Com isso, o time de Caxias do Sul disputará dois jogos em Caxias do Sul e dois fora. Por ser o único time gaúcho na competição, a UCS tem a desvantagem de só poder treinar às segundas e terças-feiras em casa, pois para os jogos fora, sempre às quintas e sábados, o time viajará na quarta e só retornará domingo.
— A tabela é justa para todos, mas seremos o time que mais vai viajar neste campeonato — avalia o técnico.
Os números do campeonato impressionam. Nesta temporada, aproximadamente 540 atletas disputarão 460 jogos, em nove estados do país. Cerca de 70 partidas serão televisionadas e 15 campeões olímpicos estarão em ação. Serão mais de 100 atletas com altura acima de dois metros. Na UCS, nove dos 18 atletas se enquadram neste perfil. O jogador mais baixo da equipe, o líbero Jair mete 1m70cm. O mais alto, o oposto Kaio, 2m08cm.
Time do técnico Jorginho e do posto Kaio vem treinando diariamente em dois turnos
Foto:
Jonas Ramos, divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.