Esportes | 26/11/2009 19h04min
A Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) entregou na tarde desta quinta à governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, um relatório analisando as condições das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O estudo entregue pelo vice-presidente da entidade, Ralph Lima Terra, contém um diagnóstico das obras necessárias em um raio de 150km do perímetro urbano de cada cidade onde haverá jogos, no qual o epicentro são os estádios.
– No caso de Porto Alegre, a referência é o Beira-Rio – informou Terra.
Com 300 páginas e baseado no caderno de encargos da Fifa e em visitas, o relatório permite acompanhamento e atualização de projetos e empreendimentos por meio de um software. Porto Alegre é a quinta capital a receber o trabalho, já entregue aos prefeitos de Natal, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.
– O diagnóstico nos ajuda. Estamos à disposição – afirmou Yeda.
O diagnóstico faz parte do Projeto Copa 2014 da Abdib e usa como referência 49 indicadores dentro dos seguintes temas: mobilidade urbana, aeroportos, portos, rede hospitalar, telecomunicações, energia, saneamento básico, rede hoteleira e segurança pública. Yeda lembrou as dificuldades que o estado vem sofrendo devido às fortes chuvas nos últimos dias.
– O Rio Grande do Sul passou a ser corredor de um ciclo de mudanças climáticas – disse a governadora.
O secretário extraordinário da Copa 2014, Paulo Odone, apresentou os principais desafios, que envolvem pontes e equipamentos para operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho no inverno, período em que será realizado o Mundial. Na próxima semana, a Secretaria encaminha ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) uma carta-consulta para financiamento de reforço da transmissão e distribuição de energia elétrica (com subestações blindadas) em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
Participaram também do encontro o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, dirigentes do Inter, do Grêmio e da Infraero, além de secretários e convidados.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.