Notícias

Esportes  | 04/11/2009 23h51min

Com três expulsos, São Paulo segura o Grêmio no Olímpico

Tricolor gaúcho pressionou muito no segundo tempo, mas o jogo ficou no 1 a 1

Vinicius Rebello  |  vinicius.rebello@rbsonline.com.br

Em jogo em que o adversário teve três jogadores expulsos no segundo tempo, o Grêmio não conseguiu sair do empate de 1 a 1 diante do São Paulo, na noite desta quarta-feira, pela 34ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o tricolor paulista assumiu a liderança da competição com 59 pontos. Já o clube gaúcho chegou aos 48 e enterrou qualquer chance de disputar a Libertadores no ano que vem.

O zagueiro Rafael Marques, aos 24 minutos do primeiro tempo, abriu o placar a favor do Grêmio. Aos 32, Dagoberto empatou a partida para o São Paulo.

Agora, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro no próximo sábado, às 18h30min, no Mineirão. Souza, com o terceiro cartão amarelo, fica fora. Mário Fernandes também deve ser desfalque.

Jogo equilibrado no primeiro tempo

Para tentar desarmar o esquema com três zagueiros do São Paulo, Paulo Autuori repetiu o esquema utilizado diante do Santo André. A única diferença era a presença de Maxi López no comando do ataque, já que no interior paulista quem jogou foi o garoto Roberson. Douglas Costa atuou bem aberto pela esquerda e Souza pela direita. Mais centralizado, Tcheco era acompanhando de cima por Arouca.

A forte marcação são-paulina dificultou muito o time gremista, que não conseguia trocar uma boa sequência de passes. Os únicos espaços que o ataque gaúcho encontrava eram pelos lados, principalmente com Douglas Costa pela esquerda.

Aos 17 minutos, um lance polêmico. Maxi foi aos trancos e barrancos pela esquerda e teve a camiseta puxada. No entanto, o juiz baiano Jailson Macedo Freitas marcou falta do atacante gremista.

Apesar do equilíbrio na partida, o São Paulo teve mais a posse de bola neste primeiro tempo. E, já que com a bola no chão a situação estava complicada, o Grêmio usou a ataque aéreo para chegar ao primeiro gol da partida.

Aos 24, Douglas Costa cobrou uma falta da intermediária pela direita. A bola viajou cerca de 30 metros e encontrou a cabeça do zagueiro Rafael Marques: 1 a 0. Na comemoração, o jogador que marcou um gol contra na rodada passada e esteve envolvido em uma polêmica relacionada à "mala branca" durante a semana, bateu no peito em desabafo.

Dos 59 gols marcados pelo Grêmio, o melhor ataque da competição, 18 foram marcados de cabeça.

Mesmo em vantagem, o Grêmio continuava errando muito e cedeu o empate ao adversário. Aos 32 minutos, Hernanes levantou da direita. A bola passou por cima de Thiego e chegou até o peito de Dagoberto. O atacante dominou com estilo e soltou a bomba. A bola bateu em Rafael Marques e enganou Victor: 1 a 1. Em dois confrontos entre os tricolores, é o terceiro gol do jogador são-paulino. Ele já havia marcado dois no Morumbi.

Grêmio melhor na segunda etapa

No retorno para o segundo tempo, Fábio Santos entrou no lugar de Lúcio. O lateral-esquerdo retornou depois de um longo tempo parado devido a uma fratura no tornozelo. E a mudança surtiu efeito.

O Grêmio voltou melhor e, aos 12 minutos, o líder São Paulo teve que suportar uma blitz do ataque gaúcho. No primeiro lance, Douglas Costa foi lançado em velocidade e obrigou Rogério Ceni e uma grande defesa. Depois, foi Maxi López que fez com que o arqueiro são-paulino trabalhasse.

Antes dos 20 minutos, Ricardo Gomes trocou de centroavante. Saiu o veterano Washington e entrou Borges para dar maior velocidade ao time do São Paulo.

Mas o jogo no segundo tempo era todo do Grêmio. Aos 25, Tcheco cruzou e Douglas Costa cabeceou firme no segundo pau. Rogério Ceni fez a defesa e quase caiu com bola e tudo para dentro do gol.

Em busca da vitória, Autuori sacou o lateral-direito Thiego e colocou Perea. Com a alteração, Tulio passou para o lado. Na pressão, o Grêmio reclamou de uma penalidade máxima em cima de Fábio Santos aos 30 minutos da segunda etapa. Por reclamar deste lance, Souza recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora da próxima partida.

A situação do São Paulo ficou ainda mais complicada após os 32 minutos. Em dois lances quase seguidos, o time paulista perdeu Borges e Dagoberto, que foram expulsos por jogadas violentas.

Para aumentar ainda mais o poderio ofensiv, Autuori colocou Herrera no lugar do volante Túlio no Grêmio. Mas a experiência do São Paulo, tricampeão brasileiro, falou mais alto e o time suportou a pressão.

No final, Jean também acabou sendo expulso. Mas Rogério Ceni guardou bem a retaguarda paulista e segurou o empate de 1 a 1.

CLICESPORTES
BRASILEIRÃO, 34ª RODADA, 4/11/2009
Gols: No primeiro tempo, Rafael Marques (G), aos 24 minutos e Dagoberto (SP), aos 31.
Cartões amarelos: Tulio, Réver, Maxi López, Tcheco, Souza (G), Jean, Borges, André Dias (SP)
Expulsões: Borges, Dagoberto e Jean (SP)
Renda: R$ 201.098,00. Público: 13.982 (11.870 pagantes)
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA), auxiliado por Erich Bandeira Faria (PE-Fifa) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA).
Local: Estádio Olímpico.
PRÓXIMO JOGO - BRASILEIRÃO
SÁBADO, 14/11/2009, 18H30MIN

CRUZEIRO X GRÊMIO
GRÊMIO 1 SÃO PAULO 1
Victor; Thiego (Perea, 26 min do 2º), Rafael Marques, Réver e Lúcio (Fábio Santos, int); Adilson, Tulio (Herrera, 35 min do 2º), Tcheco e Souza; Douglas Costa e Maxi López Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Jean, Arouca (Hugo, 43 min do 2º), Jorge Wágner (Marlos, 30 min do 2º), Hernanes e Júnior César; Dagoberto e Washington (Borges, 19 min do 2º)
Técnico: Paulo Autuori Técnico: Ricardo Gomes
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.