Notícias

Esportes  | 02/11/2009 14h13min

Inter só não é pior que o Goiás no returno do Brasileirão

Matemático Tristão Garcia destaca péssima campanha colorada na segunda metade da competição

O Inter praticamente sepultou as chances de conquistar o tetracampeonato nacional ao levar 1 a 0 em casa do Botafogo, neste domingo, pela 33ª rodada do Brasileirão. De acordo com o matemático Tristão Garcia, especialista em futebol, o Colorado tem o segundo pior aproveitamento do returno do campeonato, atrás apenas do Goiás.

– Objetivamente, o Inter se despediu do título ontem coroando um returno péssimo. No returno, só o Goiás é pior que o vice-lanterna Inter. O Goiás fez 14 pontos e o Inter, 15. Times que estão na zona do rebaixamento como Santo André, Fluminense e Sport fazem uma pontuação muito superior à do Inter.

Segundo turno desastroso

O segundo turno do Inter é desastroso para um time que encerrou o primeiro turno em primeiro lugar na tabela – mesmo que compensando em partidas de rodadas atrasadas. Da 19ª à 33ª rodada do Brasileirão, a campanha colorada só não é pior que a do Goiás. O Inter ficaria com a vice-lanterna na tabela da segunda metade do campeonato. O gráfico abaixo mostra o desempenho de Inter (vermelho) e Goiás (rosa) ao longo do campeonato:

O Inter somou apenas 15 pontos em 14 partidas disputadas – foram quatro vitórias, três empates e assustadoras sete derrotas.

O líder no segundo turno é o Cruzeiro (29 pontos), seguido pelo Flamengo (27) e São Paulo (25). O líder geral Palmeiras também apresentou queda de rendimento e somou apenas 21, ficando com a sexta campanha. O Grêmio seria o sétimo colocado na tabela do returno do Brasileiro, com 19.

Chances de Libertadores

Agora, as chances coloradas de título são de apenas 1%. Para ser campeão, o Colorado precisaria vencer todas as cinco partidas restantes, e ainda torcer por improváveis resultados paralelos. Apesar de ter deixado o G-4 na última rodada, o Inter ainda tem 29% de chances de ir à Copa Libertadores.

O problema é superar o Flamengo, que faz boa campanha no returno, é o quarto colocado e tem 62% de chances de disputar a principal competição sul-americana em 2010. O matemático explica que, em relação às oportunidades de ir à Libertadores, pelo menos dois entre os três primeiros estão assegurados. Um terceiro tem boas chances, mas ainda pode ser ultrapassado.

– Duas vagas para a Libertadores vão ficar entre São Paulo, Palmeiras e Atlético. Quem sobrar disputa uma das outras duas vagas com Flamengo, Inter e Cruzeiro, que têm chances menores. E com muita sorte, muita reza, o Grêmio ainda sobrevive com seus 4% – explicou.

Tite melhor que Mário Sérgio

O matemático ainda destacou que a troca de Tite por Mário Sérgio no comando colorado acabou prejudicando o desempenho da equipe. Usando os números, Tristão prova que, até o momento, o Colorado vinha tendo um desempenho melhor antes da troca de treinador.

– O Inter do técnico Mário Sérgio não cresce em relação ao Inter de Tite, que tinha média de 1,63 (pontos por jogo), bem superior, em 27 jogos. Pelo menos até o momento, o Inter não trocou para melhor.

O desempenho de Mário Sérgio no comando do Inter é de 1,33 pontos por partida. São duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.