Notícias

Esportes  | 01/11/2009 20h24min

Grêmio sofre apagão no segundo tempo e cai em Santo André

Tricolor levou 2 a 0 e escapou de ser goleado pelo fraco time paulista

Vinicius Rebello  |  vinicius.rebello@rbsonline.com.br

Agora são 17 jogos fora de casa e 12 derrotas. O aproveitamento é de apenas 13,7% longe do Estádio Olímpico, onde a equipe conseguiu apenas uma vitória no Brasileirão. Neste domingo, até o fraco time do Santo André tirou proveito e venceu o Grêmio por 2 a 0, no Estádio Bruno José Daniel.

O centroavante Nunes marcou o primeiro do Santo André aos 27 minutos do primeiro tempo. Rafael Marques, contra, ampliou para os paulistas, que agora têm 35 pontos, mas segue na zona de rebaixamento. O atacante Roberson foi expulso no começo do segundo tempo e deixou o Grêmio com 10 homens praticamente toda a etapa final.

O Grêmio estacionou nos 47 pontos e está a sete pontos do último clube do G-4. Na próxima quarta-feira, o Grêmio joga contra o São Paulo, às 21h50min, no Estádio Olímpico.

O jogo

Sem Maxi López e Perea, Paulo Autuori entrou em campo com uma mudança na estrutura tática da equipe tricolor. Tulio e Adilson eram os dois guardiões da defesa. Na frente deles, uma linha de três jogadores com Souza e Douglas Costa caindo pelos lados e Tcheco mais centralizado. O garoto Roberson foi escalado como referência no ataque.

Apesar da derrota de 1 a 0 ao final do primeiro tempo, o Grêmio dominou completamente às ações e criou boas chances de marcar na etapa inicial. O volante Adilson falhou algumas vezes na cobertura pelo lado esquerdo defensivo, mas foram dele as duas jogadas que proporcionaram ao Grêmio as melhores chances de gol, desperdiçadas por Tcheco e Souza.

Mas, em uma destas falhas pelo lado esquerdo da defesa, o Santo André marcou o gol que o colocou em vantagem. Júnior Dutra alçou uma bola aos 27 minutos e o centroavante Nunes voou para marcar de perna direita: 1 a 0.

Em vantagem, o Santo André se fechou na defesa e praticamente não assustou mais o goleiro Victor. No final do primeiro tempo, o Grêmio criou outras duas grandes chances, mas desta vez o vilão da torcida tricolor foi o goleiro Neneza ao defender um chute forte de Douglas Costa e uma cabeçada à queima-roupa de Rafael Marques.

Tricolor desmorona na segunda etapa

Precisando desesperadamente de uma vitória para seguir vivo no Brasileirão, Paulo Autuori ousou na volta para o segundo tempo. O lateral-direito Thiego deu lugar a Herrera. Com isto, Tulio foi deslocado para o lado do campo e Tcheco ficou mais recuado ajudando Adilson na marcação.

Mas a estratégia armada por Paulo Autuori veio por água abaixo logo no começo da segunda etapa. Aos dois minutos, Ávine cobrou lateral dentro da área do Grêmio. Rafael Marques apareceu como centroavante do Santo André e enfiou a cabeça na bola, que morreu no fundo das redes de Victor. Gol contra: 2 a 0.

Mas, como o que está ruim sempre pode piorar, um minuto depois de levar o segundo gol, Roberson deu um carrinho muito violento sobre Camilo e foi expulso direto. Foi o primeiro cartão mostrado na partida e, logo de cara, saiu um vermelho.

Com 10 homens, o Grêmio se descontrolou completamente e só não foi goleado por detalhe. A defesa bateu cabeça o tempo todo e o ataque do Santo André, o pior do campeonato, deitou e rolou.

Aos 10 minutos, Junior Dutra cabeceou no poste. Aos 12, Vanderlei arrancou em velocidade, driblou o goleiro Victor e chutou para fora. Aos 25, Nunes teve o gol na frente, mas chutou por cima. Aos 27, Marcelinho Carioca carimbou o travessão de Victor

Batido em campo, o Grêmio não esboçou qualquer tipo de reação e só foi arrematar pela primeira vez contra o gol de Neneca na segunda etapa aos 37 minutos.

Já escutando os gritos de olé vindo das arquibancadas do Estádio Bruno José Daniel, os jogadores do Grêmio apenas aguardaram o término da partida. E a triste rotina tricolor nos jogos fora de casa segue. Libertadores agora, só com um milagre.

CLICESPORTES
Estádio: Bruno José Daniel, Santo André (SP)
Data/hora: 1/11/2009 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (SC)
Auxiliares: Ângelo Rudimar Bechi (SC) e Luís Alberto Kallenberger (SC)
Cartões amarelos: Ricardo Conceição, Ávine (STO); Túlio, Tcheco (GRE)
Cartões vermelhos: Roberson, 3%27/2ºT (GRE)
GOLS: Nunes, 27%27/2ºT (1-0); Rafael Marques(contra), 2%27/2ºT (2-0);
SANTO ANDRÉ 2 GRÊMIO 0
Neneca; Rômulo, Cesinha, Vinicius Orlando e Ávine(Élvis, 33%27/2ºT); Ricardo Conceição, Marcelinho Carioca, Camilo e Júnior Dutra (Fernando, 39%27/2ºT); Wanderley(Leandrinho, 34%27/2ºT) e Nunes. Victor; Thiego(Herrera, Intervalo), Rafael Marques, Réver e Lúcio(Fábio Santos, 38%27/2ºT); Adilson, Túlio, Tcheco e Douglas Costa(Renato Cajá, 38%27/2ºT); Róberson.
Técnico: Sérgio Soares. Técnico: Paulo Autuori.
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.