Esportes | 30/09/2009 14h22min
As seleções de Colômbia e Peru estrearam com vitória no Campeonato Sul-Americano Feminino de Vôlei. Na manhã desta terça, as colombianas aplicaram 3 sets a 1 na Venezuela, com parciais de 25/10, 27/29, 25/23 e 25/23, em 1h37min de jogo. Em seguida, as peruanas superaram o Chile por 3 sets a 0 (25/16, 25/13 e 25/18), em 1h. As partidas foram realizadas no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre, sede da competição.
As partidas foram válidas pelo Grupo B da competição. As duas equipes voltam à quadra nesta quinta. A Colômbia enfrentará o Peru, a partir das 11h. Antes, às 9h, jogam Chile e Venezuela. Na sexta, na terceira e última rodada da fase classificatória, as colombianas medirão forças com as chilenas, a partir das 9h, enquanto Peru e Venezuela estarão frente a frente, às 11h. As duas equipes mais bem colocadas da chave vão às semifinais.
Bloqueio é o destaque colombiano
Apesar da derrota, a Venezuela teve a maior pontuadora do jogo. A atacante Mariangel Perez marcou 19 pontos – 18 de ataque e um de bloqueio. Na Colômbia, o destaque foi a atacante Laura Cadavid, com 15 acertos – oito no ataque, três no bloqueio e quatro no saque.
O destaque da Colômbia foi o bloqueio. Foram 18 pontos neste fundamento contra seis das rivais. Além disso, as colombianas foram beneficiadas pelos erros adversários: foram 40 pontos em falhas venezuelanas.
Peru vence com facilidade
A experiência peruana prevaleceu. A equipe vice-campeã olímpica em Seul-1988 mostrou que ainda está acima dos rivais que terá pela frente na fase classificatória. Com 14 pontos, Karla Ortiz foi a maior pontuadora da partida, com 13 deles de ataque. No Chile, o destaque foi Florencia Garrido, que marcou nove vezes, todas elas de ataque.
A ex-jogadora Natalia Malaga, que jogou na geração de prata do Peru ao lado de Rosa Garcia e Cecília Tait, é a atual assistente-técnica do coreano Cheol Yong. Para a peruana, o resultado serviu para o time se adaptar à competição.
– Estamos felizes com a primeira vitória. Mesmo assim, ainda precisamos evoluir no saque, no ataque e contra-ataque. Esta primeira partida serviu para o grupo sentir a competição – disse Natalia, que apontou o Brasil como favorito ao título.
– Estamos conscientes da superioridade brasileira, mas estamos aqui para buscar os primeiros lugares da competição. Nosso próximo adversário será a Colômbia e já vimos que a equipe evolui – ressaltou.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.