Notícias

 | 29/09/2009 22h58min

Figueirense bate Vasco no Rio e segue firme na luta pelo acesso

Schwenck e Fernandes marcaram para dar a vitória ao Alvinegro

Felipe Albertoni  |  felipe.albertoni@rbsonline.com.br

O Figueirense fez uma bela apresentação, principalmente no primeiro tempo, e derrotou o Vasco em São Januário na noite desta terça-feira, dia 29. Schwenck marcou o primeiro em cobrança de falta e Fernandes aumentou com um golaço no final da primeira etapa. Nilton diminuiu no segundo tempo. A vitória por 2 a 1 mantém a equipe catarinense firme na luta por uma vaga no G-4, ainda na quinta colocação, mas agora com 45 pontos. Apesar da derrota, o time carioca se mantém como líder isolado, com 55 pontos.

>>> Assista aos gols do jogo no site da RBS TV

O jogo

Por jogar em casa, a partida começou com o Vasco indo para cima do Figueirense, tentando se impor.  Mas o time catarinense suportou bem a pressão e não correu nenhum grande risco nos primeiros minutos, inclusive criando a primeira chance do jogo. Aos 7 minutos, Paulinho arriscou da intermediária e Fernando defendeu firme. Dois minutos depois Lucas avançou bem pelo meio, mas demorou para bater da entrada da área e a zaga afastou.

Aos 16 minutos Egídio fez boa jogada pela esquerda, foi ao fundo e cruzou para Maicon, mas Fernando se antecipou e deu um soco na bola. A partida seguiu muito movimentada, mas sem chances claras de gol. Fernandes rolou boa bola para Maicon aos 24, mas o meia chutou por cima do gol.

Schwenck e Fernandes põem Alvinegro em vantagem

Aos 29 minutos, Lucas foi derrubado dentro da meia-lua por Gian. Na cobrança, Egídio rolou para Schwenck soltar uma bomba com a perna direita, a bola explodiu na trave esquerda de Fernando, que nem se mexeu, e balançou as redes: Figueira um a zero. Três minutos depois quase saiu o segundo, quando Toninho desviou de cabeça após cobrança de falta de Egídio e Fernando defendeu. Fernandes ainda tentou no rebote duas vezes, mas o goleiro vascaíno segurou firme.

O Vasco tentou reagir e chegou a marcar um gol aos 42 minutos, mas Adriano estava impedido quando completou o cruzamento de Ramon. E tomou o castigo aos 45, quando Fernandes resolveu aparecer. O camisa 10 dominou pelo meio, dividiu a bola com o primeiro marcador, ganhou, passou pelo segundo e soltou o chute de canhota da entrada da área; a bola resvalou no travessão e caiu depois da linha, sem chances para Fernando. Golaço e final de primeiro tempo com um placar que poucos esperavam: dois a zero para o Alvinegro.

Vasco vem para cima

O técnico vascaíno, Dorival Júnior, tentou mudar o panorama da partida fazendo duas alterações no intervalo. Robinho e Philippe Coutinho entraram no lugar de Amaral e do artilheiro da Série B Élton (13 gols), que mal havia tocado na bola. O time da casa teve a chance aos três minutos, mas Wilson segurou firme a cabeçada de Carlos Alberto. O Figueira foi prejudicado pela arbitragem aos 7, quando Maicon recebeu boa bola de Lucas na cara do gol após vir de trás, e o juiz Leandro Vuaden marcou impedimento.

Coutinho arriscou de fora da área aos 8 minutos, para defesa segura de Wilson. O jogo ficou nervoso e ambos os times passaram a fazer muitas faltas, e os amarelos começaram a aparecer: entre os 10 e os 20 minutos, Egídio, Paulinho e Toninho levaram cartão pelo Figueira, enquanto Fagner foi advertido pelo Vasco. Aos 27, Robinho chutou de longe, a bola desviou e saiu raspando o travessão de Wilson.

Nilton diminui em lance duvidoso

A equipe catarinense conseguiu chegar bem aos 31 minutos, quando Schwenck chutou por cima após ajeitada de Fernandes fora da área. Um minuto depois Coutinho despediçou grande chance praticamente na pequena área, depois de receber cruzamento de Ramon; Wilson defendeu firme. Aos 34, mais um chute de Schwenck da intermediária, desta vez para boa defesa de Fernando.

A equipe cruzmaltina finalmente conseguiu diminuir aos 36, em um lance muito polêmico. Ramon tentou o lançamento pela esquerda, a bola aparentemente bateu nas costas de Bóvio e o juiz marcou toque de mão do volante, que havia entrado no lugar de Paulinho. Na cobrança, Ramon mandou na cabeça de Nilton, que só desviou para as redes: dois a um no placar.

Time segura o resultado

Com um gol de desvantagem, o Vasco tentou pressionar até o final. O time alvinegro, porém, demonstrou maturidade e "cozinhou" o jogo nos minutos finais, prendendo bem a bola no campo de ataque. Paulo Sérgio ainda desperdiçou boa chance aos 46, mandando a bola para fora depois de receber cruzamento de Egídio dentro da área. No final, vitória merecida do Figueirense por 2 a 1.

Na próxima rodada, a 28ª, o Alvinegro recebe o Bahia, sábado, dia 3, às 16h10min, no Orlando Scarpelli. Já a equipe cruzmaltina viaja até o interior paulista para encarar o Bragantino, no mesmo dia e horário, em Bragança Paulista.

VASCO (1)


Fernando Prass; Fagner (Rodrigo Pimpão), Vilson, Gian e Ramon; Nilton, Amaral (Philippe Coutinho), Enrico e Carlos Alberto; Adriano e Élton (Robinho).
Técnico: Dorival Júnior

FIGUEIRENSE (2)

Wilson; Lucas, Edson, Toninho, Roger Carvalho e Egídio; Paulinho (Ricardo Bóvio), Roberto Brum, Fernandes e Maicon (João Filipe); Schwenck (Paulo Sérgio).
Técnico: Márcio Araújo

Gols: Schwenck (FIG), aos 30 minutos e Fernandes (FIG), aos 45 minutos do primeiro tempo. Nilton (VAS), aos 36 minutos do segundo tempo.

Cartões Amarelos: Enrico, Ramon e Rodrigo Pimpão (VAS). Edson, Paulinho, Toninho, Egídio e Schwenck (FIG)

Público: 6.908

Renda: R$ 72.932,00

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (FIFA), auxiliado por Altemir Hausmann (FIFA) e Marcelo Barison (Trio do RS).

Local: Estádio de São Januário (RJ)

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.