Esportes | 11/09/2009 12h07min
Com a vitória por 2 sets a 1 (21/12, 14/21 e 15/8) diante das suecas Angelica Ljungquist e Karin Lundqvist nas oitavas-de-final da etapa de Barcelona, as campeãs pan-americanas Juliana e Larissa garantiram, nesta sexta-feira, o tetracampeonato do Circuito Mundial de Vôlei de Praia com duas etapas de antecedência.
A vitórias nas oitavas garantiu à dupla ao menos a quinta colocação nas areias da Catalunha, resultado que deixa a parceria com 7.360 pontos após o fim da competição, mais do que os 7.320 que Talita e Maria Elisa poderão acumular caso vençam as três etapas restantes – Espanha, China e Tailândia.
O título da temporada 2009 é o quarto da dupla, que venceu também em 2005, 2006 e 2007. No ano passado, após um bom início, as brasileiras viram o sonho do tetra ser adiado após Juliana lesionar o joelho esquerdo na etapa da França. A contusão afastou a brasileira das quadras por nove meses.
Recuperada e de volta à antiga forma, Juliana fez questão de comemorar a conquista. No entanto, a atleta tem mais uma meta:
– Uma de nossas prioridades nesta temporada era voltar a ser o melhor time do Circuito Mundial e felizmente conseguimos. Tivemos uma boa temporada, mas não alcançamos todas as metas que traçamos. Queríamos muito ter vencido o Campeonato Mundial, mas não deu – contou a brasileira.
O tetracampeonato da dupla reforça o domínio brasileiro nas areias mundiais. Agora, são 15 títulos para o país, contra três dos Estados Unidos. O domínio brasileiro começou na temporada 1994/1995, com Mônica/Adriana Samuel. De lá para cá, o título só não veio para o Brasil em 2002, quando as bicampeãs olímpicas Kerri Walsh e Misty May venceram.
Com o título da temporada assegurado, as brasileiras vão em busca de outra conquista em Barcelona. Caso vençam a 14ª etapa da temporada, garantirão o oitavo ouro do ano, assegurando marca inédita na história do Circuito Mundial. Em 2009, as brasileiras subiram ao lugar mais alto do pódio no Brasil, na Rússia, na Áustria, no Japão, na Polônia, na Finlândia e na Holanda.
Ao todo, seis duplas acumulam a marca de sete títulos no mesmo ano, entre eles as próprias Juliana e Larissa, que conquistaram sete ouros em 2006. Franco e Roberto Lopes foram os primeiros a alcançar a marca, em 1995. Emanuel venceu sete vezes em três temporadas: em 1999, com Loiola, e em 2004 e 2007, já ao lado de Ricardo.
Hexacampeãs do Circuito Mundial, Adriana Behar e Shelda venceram sete torneios na temporada 2001. Completam a lista de recordistas as bicampeãs olímpicas Kerri Walsh e Misty May, que realizaram o feito em 2007.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.