| 05/09/2009 11h52min
Neste ano, a equipe do técnico José Roberto Guimarães apresentou mudanças em quadra e conquistou o título – o oitavo do Brasil – do Grand Prix. Porém, novas metas já foram traçadas, assim como a estratégia para se manter no alto do pódio. Para não desgastar algumas das 14 jogadoras que tem no elenco, Zé Roberto convocou mais seis e dividiu a equipe.
Oito atletas ficarão no CT de Saquarema intensificando o passe. São elas: Mari, Sheilla, Fabi, Dani Lins, Fabiana, Thaisa, Natália e Paula Pequeno, que retornou agora à seleção após três meses afastada em função de uma cirurgia no joelho esquerdo. As demais vão disputar o Final Four, entre os dias 9 e 13 de setembro, em Lima, no Peru. O Brasil contará com Ana Tiemi, Sassá, Joycinha, Regiane, Adenízia, Carol Gattaz, Camila Brait, Fernanda Garay, Thaís, Fabíola, Lia e Natália.
– Essas meninas que ficarão no CT vieram de um desgaste muito grande. No Grand Prix, tivemos muitas viagens e uma alimentação diferente do que estamos acostumados. É importante elas terem esse tempo. Unimos o útil ao agradável. Esse grupo que seguirá para o Peru precisa jogar mais e nós também queremos ver essas jogadoras em quadra – explicou o treinador.
O auxiliar Paulo Coco comandará o Brasil na busca pelo bicampeonato do Final Four, e terá República Dominicana, Estados Unidos e Peru como rivais. Zé Roberto ficará em Saquarema liderando o “intensivão” de passe. Após o Grand Prix, o técnico criticou muito e decidiu acompanhar de perto os treinamentos. Além disso, já vislumbra o Campeonato Sul-Americano, de 30 de setembro a 4 de outubro, em Porto Alegre, pois o campeão garante vaga à Copa dos Campeões, que será disputada em novembro, no Japão.
– O bom está sendo a possibilidade de trabalhar com dois grupos distintos, o que me permite ter mais opções. Para o Sul-Americano, no entanto, a ideia é usar as jogadoras que ficaram em Saquarema. Mas ainda não tem nada certo. Tem o caso da Paula, por exemplo, que vai estar no CT, mas ainda não está na sua melhor forma. Se estiver em condições, vai com a gente. Por isso, vamos aguardar – ponderou o treinador.
O Brasil tem a hegemonia no Campeonato Sul-Americano. Foram 26 vezes participações, sendo 15 com campanha de ouro e 11 de prata. A última vez que não venceu a competição foi em 1993. Em Porto Alegre, o título será disputado com outras sete seleções, divididas em dois grupos. Na chave A, estão, além do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Chile, Venezuela, Peru e Colômbia formam o grupo B. As duas equipes mais bem colocadas de cada grupo passam as semifinais.
Com informações do GloboEsporte.com
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.