Notícias

Geral  | 12/08/2009 00h01min

Governo do Estado reforça estrutura para combater a gripe A

Contratação de mais servidores e compra de equipamentos hospitalares são as medidas

Para reforçar a estrutura do Estado no combate à gripe A, a governadora Yeda Crusius assinou, nesta terça-feira, dois atos, um deles propondo a contratação de servidores e outro autorizando a compra de equipamentos hospitalares.

Com investimento de R$ 686 mil, foram adquiridos 80 monitores cardíacos para ampliar a capacidade instalada da rede hospitalar. E para nomeação de 24 servidores à Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), foi assinado projeto de lei pela governadora.

Pelo projeto, serão contratados seis funcionários com nível superior, seis técnicos e 12 agentes administrativos. Com as contratações, o Laboratório Central do Estado (Lacen) será mantido aberto 24 horas para diagnóstico da gripe A. O projeto ainda será enviado à Assembleia Legislativa.

O diagnóstico da doença no Estado levava mais de 15 dias para ficar pronto, já que as amostras eram enviadas para o Rio de Janeiro.

— Agora, sai em 72 horas, e isso tranquiliza a população — afirmou a presidente da Fepps, Sílvia Spalding.

A rede hospitalar gaúcha foi preparada para receber pacientes com sintomas da gripe A H1N1. No início da epidemia, o governo locou cem respiradores para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) já existentes e novas. Está em processo final a compra de mais 50 respiradores. Os 80 monitores cardíacos chegarão ao Estado na próxima semana e serão alocados em pelo menos 30 hospitais do Rio Grande do Sul.

Disque-Gestante

O Disque-Gestante (0800-642.0151) atendeu 768 ligações de mulheres grávidas ou de familiares desde o dia 6 de agosto até as 17h desta terça. O total de chamadas acumuladas chegou a 1.437, sendo que 669 foram trotes, enganos ou sem resposta.

O número funciona 24 horas — com ligação gratuita — e oferece orientação técnica de enfermeiras e obstetras.

As gestantes são acompanhadas através de um cadastro realizado no momento da consulta telefônica. Já a população em geral pode obter informações pelo número 150, também disponível 24 horas.

As informações são do site do governo do RS.


> Leia mais no especial da gripe A

Confira a lista de Postos de Saúde e Hospitais do RS

Postos de Sáude Grande POA

Postos de Saúde Litoral

Postos de Saúde Serra

Postos de Saúde Vale do Sinos

Hospitais Grande POA

Hospitais Vale dos Sinos

Hospitais Serra Gaúcha

Hospitais Litoral

=hospitais&where=&locale=R40" target=_blank>Hospitais Litoral

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.