Notícias

Esportes  | 12/08/2009 07h10min

Grêmio precisará de campanha de campeão para ir à Libertadores

Time de Paulo Autuori terá de somar média de dois pontos por rodada

O Grêmio terá de fazer uma campanha de líder no segundo turno do Brasileirão para garantir uma vaga na Libertadores do próximo ano. É o que indicam as projeções feitas pelo professor Tristão Garcia, do site Infobola. Segundo ele, o time gaúcho terá de somar uma média de dois pontos por rodada para chegar ao fim do campeonato no G4, o grupo dos quatro melhores que se classificam ao torneio sul-americano.

Tristão acredita que a última vaga na Libertadores seja conquistada com pelo menos 65 pontos. Atualmente com 25 pontos, o Grêmio precisaria de mais 40 nos 20 jogos que restam. Ou seja, uma média de dois pontos por jogo, o que equivale a um aproveitamento de 66,6% dos pontos disputados. Para efeito de comparação, o aproveitamento atual do Palmeiras, o líder, é de 68%.

— O Grêmio vai precisar de uma campanha parecida com a do campeão — resume Tristão.

Partindo do pressuposto que o time de Paulo Autori melhore o excelente aproveitamento que tem no Olímpico e vença todos os 10 jogos que restam em casa — incluindo o de domingo contra o Flamengo, que encerra o primeiro turno — o Grêmio precisará trazer de fora outros 10 pontos. São oito pontos a mais do que os dois que o time fez fora em todo o primeiro turno. Ou seja, terá de elevar os atuais 7,4% de aproveitamento fora para 33,3%.

As chances do Grêmio se classificar para a Libertadores do próximo ano são de 10%, segundo os cálculos de Tristão. As chances são ainda menores quando se fala em possibilidade de título: 1%. Para ser campeão, o Grêmio teria de vencer 17 dos 20 jogos que restam, ou o equivalente a ter 85% de aproveitamento. Uma recuperação possível na teoria, mas muito difícil na prática.

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.