Notícias

 | 11/08/2009 10h09min

Sonho do Avaí no Brasileirão pode ser mais alto

Segundo matemático, Leão tem 79% de chance de chegar à Copa Sul-Americana

Diogo D'Ávila  |  diogo.davila@diario.com.br

Como se fosse um mantra, 46 pontos é repetido exaustivamente pelo treinador Silas como a pontuação necessária para o Avaí escapar do rebaixamento para a Série B. Mas o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, garante com 98% de acerto: 47 pontos são suficientes para escapar da degola. Ou seja, 20 pontos a mais do que já somou.

Hoje, o Avaí, com 2% de probabilidade de ser rebaixado, está em uma situação bem confortável. A uma rodada do final do primeiro turno, o Leão está a 20 pontos (seis vitórias e dois empates) de se manter na Primeira Divisão para a próxima temporada, objetivo estabelecido por Silas desde o início da competição. O Leão estaria, pelos números do matemático, com 79% de chances de terminar o campeonato classificado para a Copa Sul-Americana.

Como tem sido visto desde que a Série A é disputada pelo sistema de pontos corridos e com 20 equipes participantes, nenhuma agremiação que atingiu 45 pontos foi rebaixada. Mas, para que os torcedores não fiquem iludidos com esta informação, o matemático Tristão Garcia faz um alerta:

— Se tiver um pouco de azar não escapa. O problema é que os outros (times que fugiram do descenso) também tiveram sorte, mas você não pode contar com isto – enfatiza.

Indo mais além, Tristão Garcia também calculou a possibilidade de a equipe azurra conseguir uma inédita classificação para a Copa Libertadores da América. De acordo com o matemático, há 2% de obter uma vaga para a competição continental.

— Hoje, a pontuação necessária para a Libertadores são 65 pontos.

Ou seja, o Avaí teria que somar 38 pontos, em 20 rodadas, para chegar à inédita classificação.

DIÁRIO CATARINENSE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.