| 05/08/2009 12h18min
Um acordo selado no final da manhã desta quarta-feira entre a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul e o Sindicato dos Médicos flexibilizou a distribuição do Tamiflu na cidade. O medicamento é um dos poucos usados para tratar doentes com gripe A, mas sua administração para pacientes com suspeitas da doença era restrita. A partir de hoje, todas as entidades hospitalares públicas e privadas que possuírem farmácias e profissionais responsáveis terão o remédio à disposição.
Na reunião entre a secretária da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, e o presidente do sindicato, Marlonei Santos, também ficou decidido que qualquer médico que atende ao Sistema Único de Saúde (SUS) poderá receitar o Tamiflu. A distribuição, no entanto, dependerá de um receituário especial. O documento está disponibilizado para download no site da prefeitura de Caxias. Além disso, Marlonei promete distribuir cópias para os médicos.
Alegando não ter sido convidado para a
reunião da manhã desta
quarta-feira, o titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, Eduardo Yotti, diz temer a falta do medicamento na cidade. Ele lembra que o pico da epidemia de gripe A será na segunda quinzena de agosto e, com mais médicos podendo receitar o Tamiflu, a distribuição pode ficar prejudicada.
A secretária Maria do Rosário, no entanto, garante que há estoque suficiente para a demanda e, se faltar, vai solicitar a Yotti providências para conseguir mais lotes. Para evitar excessivo número de receitas, a secretaria planeja uma reunião aberta a médicos e profissionais da saúde na próxima terça-feira. O encontro servirá para alertar os médicos para receitar o medicamento com parcimônia e de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Leia mais no Pioneiro desta
quinta-feira.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.