Notícias

 | 31/07/2009 21h38min

Em Santa Catarina, alunos das redes pública e privada voltam às aulas na segunda-feira

Calendário não deve ser alterado pela maioria das escolas e faculdades por causa da gripe A

O recesso escolar das redes pública e privada em Santa Catarina acaba na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto. A previsão é da Secretaria de Estado da Educação e do Sindicato das Escolas Particulares (Sinep/SC).

Porém, uma reunião que deve acontecer no fim de semana entre representantes das secretarias da Saúde e da Educação com o governador Luiz Henrique da Silveira vai avaliar a possibilidade de cancelamento do recomeço das aulas na rede pública estadual.

Ainda que não tenha oficialmente nenhum óbito por causa da gripe A, a hipótese foi levantada depois que estados das regiões Sul e Sudeste decidiram adiar a volta às aulas.

Consultado, o governador disse não tem motivos para a suspensão. Luiz Henrique lembrou que o trabalho de vigilância está dentro do esperado.

Higiene

Na noite desta sexta-feira, o professor Silvestre Heerdt, diretor-geral da Secretaria de Educação, explicou que independente da decisão, as atividades de cuidados já definidas para o retorno dos alunos estão mantidas. São questões preventivas relacionadas principalmente à higiene, onde alunos e professores são orientados para evitar a disseminação do vírus causador da gripe.

Por parte da Secretaria de Saúde devem reunir-se o secretário Dado Cherem e Carmen Zanotto, diretora-geral da Secretaria de Saúde para reavaliar o quadro da gripe A no Estado.

Orientação

De acordo com a Secretaria de Educação, voltam às aulas cerca de 800 mil estudantes, das 1,3 mil escolas da rede pública estadual. Um comunicado com orientações sobre a prevenção do vírus da gripe A será distribuído em todas as unidades escolares para esclarecer possíveis dúvidas dos estudantes.

— É importante que a direção da escola tenha planejado a volta às aulas juntos com os professores, não esquecendo a necessidade de aumentar cada vez mais o vínculo entre escola e comunidade, principalmente neste momento em que devemos estar atentos quanto à gripe A — alerta o secretário e Educação, Paulo Bauer.

Escolas particulares

As escolas e faculdades da rede de ensino privada também retornam às aulas na primeira semana de agosto. Segundo a assessoria de imprensa do Sinep/SC a orientação passada à todas escolas catarinenses é de que não alterem o calendário escolar. Qualquer modificação deverá ser tomada em acordo com a Vigilância Sanitária. Apenas a rede particular Bom Jesus adiou o início das aulas para 10 de agosto.

Ensino superior

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também decidiu não adiar as aulas por causa da gripe A, por recomendações da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Santa Catarina.

As faculdades, Energia, Estácio de Sá, Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Cesusc voltaram às aulas no dia 27 de julho.

A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Faculdades Integradas Assesc retornam no dia 3 de agosto.

Atualização

Caso alguma escola tenha o calendário escolar alterado, favor enviar e-mail para diario.com@diario.com.br, que as novas datas serão divulgadas aos internautas.

DIARIO.COM.BR
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.