Notícias

 | 27/07/2009 20h35min

Chapecó montará hospital de campanha para atender população com sintomas de gripe A

Edital foi lançado para contratar profissionais que vão trabalhar no local

Darci Debona  |  darci.debona@diario.com.br

O Ginásio de Esportes do bairro Santa Maria, em Chapecó, será transformado em um hospital de campanha para atender a população com sintoma de gripe A. De acordo com o secretário de Saúde do município, Nemésio da Silva, foi lançado um edital para contratar os profissionais que vão trabalhar no local. Serão seis médicos que vão trabalhar em dois turnos, das 12h às 24h, a partir de quinta-feira.

No local será feita a triagem da população. Quem tiver sintomas leves receberá o medicamento e orientações para fazer a recuperação domiciliar. Os casos graves serão encaminhados para internação.

De acordo com Nemésio, a criação do hospital de campanha foi uma sugestão do recém criado Comitê Municipal de Combate à Influenza, para diminuir a demanda nos hospitais e postos de saúde.

— O movimento dobrou — disse o secretário.

No Hospital Regional do Oeste, os funcionários que atendem o público estão utilizando máscaras e fornecem o equipamento para quem apresenta sintomas de gripe. O mecânico Alcério Camargo levou a filha Daniela no hospital por outro motivo, que não a gripe. Mas protegeu a filha com a máscara.

A médica infectologista Carolina Ponzi disse que o uso de máscaras é uma medida para proteger funcionários e pacientes. Ela informou que houve um aumento da demanda pois aumentou o medo da população.

Para a infectologista, o hospital de campanha vai aliviar a demanda nas unidades de saúde e diminuir os riscos aos outros pacientes, já que o vírus pode ser transmitido 24 horas antes e até sete dias depois do surgimento dos sintomas.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.