| 09/07/2009 16h54min
Os casos de dengue caíram 50% este ano no Brasil. A fim de evitar uma nova epidemia, o Ministério da Saúde lançou nesta quinta, dia 9, um documento inédito com as diretrizes nacionais para a prevenção e controle da doença, para unificar o trabalho de vigilância e assistência em saúde em todo Brasil.
A partir de agora, os pacientes serão classificados de acordo com a gravidade do estado de saúde.
A cor azul representa os casos mais simples. O atendimento será feito pela ordem de chegada no posto de saúde. Já o verde indica uma prioridade não urgente, ou seja, pacientes sem sangramento que deverão ser atendidos em unidades de atenção primária.
O amarelo é um atendimento de urgência. Se estiver com sangramento, o paciente deve ser encaminhado a unidades de atenção com suporte para observação. Por fim, a cor vermelha representa os casos mais graves, que precisam seguir diretamente para a UTI.
Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, 600 mil cartazes serão distribuídos no país para explicar a nova classificação. Uma das novidades será a notificação online dos casos de dengue para agilizar o monitoramento da doença no país. A previsão é que o sistema entre no ar no final do mês de outubro.
— Eu acho que o Brasil deu um passo importante no combate à doença, mas está muito longe de afirmar que a dengue está sob controle — disse o ministro José Gomes Temporão.
CANAL RURALCLASSIFICAÇÃO DE RISCO DA DENGUE |
Fonte: Ministério da Saúde |
Cor Azul - Casos mais simples - Atendimento por ordem de chegada Cor Verde Cor Amarela Cor Vermelha |
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lança as Diretrizes Nacionais para a prevenção e controle de epidemias de dengue. As normas vão auxiliar estados e municípios na organização de ações de prevenção e controle da doença
Foto:
Elza Fiúza/ABr
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.