| 22/06/2009 06h49min
A Secretaria Municipal da Saúde afirma que Caxias do Sul está preparada para enfrentar a gripe A e que o momento é de cautela. A titular da pasta, Maria do Rosário Antoniazzi, disse que a estrutura da cidade é suficiente para atender a um possível aumento pela procura de atendimento médico de pacientes com suspeitas de terem contraído a doença.
Porém, até a tarde de domingo, nenhum caso suspeito havia sido registrado em Caxias do Sul, apesar da chegada da doença na fronteira com a Argentina.
– Nós temos um plano de contingência para atacar o problema, a exemplo do que foi feito contra a dengue. As notícias de casos na fronteira apenas redobram a nossa cautela. Mas não há motivos para pânico – destacou Maria do Rosário.
O diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, ressalta que é preciso alertar as comunidades para duas questões. A primeira é esclarecer que a gripe não é grave. A segunda envolve uma maior atenção das
autoridades para ampliar o controle e, assim,
evitar a propagação da doença.
Paz explica que o controle é feito nos aeroportos e nos postos de fronteira, com a abordagem de viajantes vindos do Exterior. Segundo o diretor, a referência para atendimentos de pacientes contaminados ou com suspeitas da doença na Serra é o Hospital Geral. Porém, todos os hospitais podem receber pessoas com sintomas.
– A pessoa deve ficar atenta nos 10 primeiros dias após chegar na sua cidade. Percebendo algum sintoma, orientamos que procure atendimento médico na rede pública ou privada – reforça Paz.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.