Notícias

 | 18/06/2009 13h14min

Brasileiros conhecem rivais no Mundial de vôlei de praia

Competição ocorre de 25 de junho a 5 de julho na Noruega

As duplas brasileiras que brigarão pelos títulos feminino e masculino do Campeonato Mundial de vôlei de praia 2009 já sabem quais serão seus primeiros adversários na competição. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou nesta quarta-feira a composição das 12 chaves masculinas e femininas da competição, que ocorrerá na cidade de Stavanger, na Noruega, entre os dias 25 de junho e 5 de julho. No primeiro dia de jogos, apenas uma partida feminina movimentará as areias norueguesas: Hakedal/Torlen, da Noruega, contra Andreasen/Vestergaard, da Dinamarca.

O Campeonato Mundial de Vôlei de Praia ocorre a cada dois anos dentro do calendário do Circuito Mundial. A competição oferece pontuação e premiação superiores às outras etapas da competição e confere aos vencedores o título de campeões mundiais.

De acordo com o regulamento da competição, as 48 parcerias em cada naipe são divididas em 12 grupos com quatro componentes cada. As equipes enfrentam os rivais das próprias chaves e, ao fim da fase de grupos, os líderes e vice-líderes de cada chave, além dos oito melhores terceiros colocados, avançam à fase de eliminatória simples, onde 32 duplas entram na reta final das disputas.

Campeãs das etapas da China e da Coréia do Sul do Circuito Mundial 2009, Talita e Maria Elisa são as representantes brasileiras no Grupo B do torneio feminino. Elas disputarão as vagas com Danielle Remmers/Michelle Stiekema, da Holanda, Chen Xue/Ying Zhang, da China, e Maria Bratkova/Evgenia Ukolova, da Rússia. A estreia será no dia 27, contra a dupla russa.

Após 40 vitórias na temporada, as brasileiras sonham em coroar o bom começo de ano com o título do Campeonato Mundial.

– Nossos primeiros resultados foram muito bons e estão nos servindo como um grande estímulo. Vencer o Campeonato Mundial seria, sem dúvida, uma enorme motivação. Nossa meta é disputar os Jogos Olímpicos de Londres e sabemos que para isso teremos que trabalhar bastante nos próximos anos. Com um resultado como este, ganharíamos muita confiança para seguir correndo atrás das nossas metas – declarou Talita, quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim.

As campeãs pan-americanas Juliana e Larissa integram o Grupo C; Ana Paula e Shelda estão no E e Maria Clara e Carolina integram o H.

No torneio masculino, Alison e Harley são os representantes brasileiros na chave A. Os campeões das etapas da China e da Polônia dividem espaço com Oivind Hordvik/Kjell Goranson, da Noruega, Jonathan Erdmann/Kay Matysik, da Alemanha, e Florian Gosch/Alexander Horst, da Áustria. Os brasileiros estrearão diante da dupla da casa, no dia 26.

– O Circuito Mundial premia as duplas que mantêm uma boa regularidade ao longo de toda temporada. O Campeonato Mundial é um torneio de tiro curto. Você precisa estar preparado para jogar bem dentro dos dez dias. É o torneio mais importante do ano, mas não podemos criar uma pressão extra por causa disso. Vamos manter o ritmo em que começamos o ano e nos preocupar sempre com um jogo de cada vez. Se fizermos tudo direitinho, tenho certeza que seremos recompensados no final – avaliou Harley.

Os cariocas Pedro Cunha e Pedro Solberg estão na Chave D; Ricardo e Emanuel na E e Márcio; Fábio Luiz estão na J e Billy e Bruno Schmidt integram a L.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.