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 | 16/06/2009 05h10min

Colorados terão que avisar se vão aos jogos

Diogo Olivier, colunista online  |  diogo.olivier@zerohora.com.br



Foto: Arivaldo Chaves










O vice de administração do Inter tomou uma decisão. Décio Hartmann não quer mais ficar insone três noites antes de cada grande jogo no Beira-Rio. Então, problemas como o de ontem, quando centenas de sócios perderam horas na fila à espera de ingressos (foto), serão atacados com a mesma volúpia de Taison e Nilmar em suas arrancadas. Primeiro, em caráter experimental, a partir de agosto. Depois, para valer.

A partir do Campeonato Gaúcho de 2010, os sócios do Inter terão que avisar com 72 horas de antecedência se vão ou não aos jogos.

Com o tempo, à medida que a mentalidade do torcedor for se alterando, o projeto é transformar o aviso prévio em procedimento obrigatório. Inclusive prevendo sanções. Quem recusar-se a comunicar seus planos de torcer no estádio — muitos sócios exigem o direito de decidir em cima da hora — terá a sua mensalidade aumentada.

A mesma lógica será adotada no sentido contrário. O torcedor que se empenhar em ajudar o clube a vender mais ingressos — ontem, apenas 12 mil puderam ser vendidos, e ainda assim só para os sócios — será recompensando. As formas de premiá-lo estão em estudo, mas vão desde descontos na mensalidade até brindes variados, passando por viajar com os jogadores em alguma partida fora do Beira-Rio.

O Inter já queria estar com este projeto em andamento, mas a empresa contratada para desenvolver o software capaz de tornar possível o agendamento dos torcedores teve problemas. Para o primeiro jogo da decisão da Recopa Sul-Americana, contra a LDU, dia 25, e a volta da Copa do Brasil, contra o Corinthians, 1º de julho, uma experiência será realizada. O Inter fará uma ampla divulgação solicitando que os pais informe ao clube os menores que levarão ao estádio. Algo assim para quebrar o gelo e estabelecer uma comunicação neste sentido.

Não será fácil de chegar aos patamares do Barcelona e seus 163 mil sócios. A capacidade do Camp Nou é de 98 mil espectadores. No Reino de Messi, avisar o clube é regra. Por e-mail, especialmente, mas também por telefonema, os catalães ajudam o clube a lucrar com rendas maiores. Mas só há um jeito de chegar lá: é começando a mudar a cultura da torcida.

— O que não dá mais é ver o Beira-Rio com espaços vazios de sócios que resolvem não comparecer na última hora e saber que tanta gente ficou sem ingresso. O aviso não vai resolver o problema, mas vai nos dar uma margem maior para a venda de ingressos — resume Hartmann, um homem decidido a conseguir dormir antes de cada decisão no Beira-Rio. 

Em tempo: o Inter fechou a segunda-feira com 96,6 mil sócios. Faltam 16 dias para os 100 mil, que serão alcançados no dia 1º de julho, dia da finalíssima da Copa do Brasil, em Porto Alegre.




Leia os textos anteriores da coluna No Ataque.

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