| 10/06/2009 08h10min
O Brasil já está com um pé na Copa do Mundo da África do Sul. De acordo com o matemático Tristão Garcia, a Seleção tem 98% de chances de garantir a classificação. Em 15 pontos que serão disputados, o time de Dunga precisa somente de cinco nas últimas cinco rodadas para chegar aos 29 e carimbar a vaga.
A Seleção está empatada com o Paraguai (98%) na liderança das Eliminatórias, com 24 pontos. Na sequência da tabela, está o Chile (92%), com 23, e a Argentina (82%), com 22. Caso o Brasil vença a seleção paraguaia nesta quarta, poderá conquistar a vaga no jogo contra os argentinos, fora de casa, em 6 de setembro.
A classificação brasileira pode ser facilitada já que Uruguai e Equador, que aparecem empatados na quinta colocação, com 17 pontos, têm confrontos entre si. Ainda segundo Tristão Garcia, esses dois times são os principais candidatos para buscar um lugar na repescagem.
– A classificação para a Copa está desenhada. Há um G-4 muito forte. Se Uruguai e Equador tropeçarem, a vida do Brasil ainda ficará mais facilitada – explica Tristão.
Para a Copa de 2002, o então técnico Luiz Felipe Scolari só conseguiu a vaga na última rodada, com uma goleada de 3 a 0 sobre a Venezuela, no Estádio Castelão, em Natal. O resultado deixou a Seleção na terceira posição, com 30 pontos, ao lado de Paraguai. Quinto colocado, o Uruguai terminou com 27 e foi para a repescagem.
Já nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, Brasil e Argentina se classificaram com facilidade, terminando empatados, com 34 pontos. Equador e Paraguai completaram o G-4, com 28. Novamente, foi o Uruguai que foi para a repescagem, ao ficar em quinto, com 25. Na edição, a Seleção garantiu matematicamente a classificação depois de uma goleada de 5 a 0 sobre o Chile, na antepenúltima rodada.
Próximos jogos da Seleção:
Brasil x Paraguai – 10/06
Argentina x Brasil –
06/09
Brasil x Chile – 09/09
Bolívia x Brasil – 11/10
Brasil x
Venezuela – 14/10
Felipão se emociona ao garantir vaga para a Copa de 2002 na última rodada
Foto:
DARIO LOPEZ-MILLS/AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.