Notícias

 | 08/06/2009 17h47min

Troféu Brasil de Atletismo tem sete novos índices para o mundial

Delegação já tem 26 atletas garantidos para a competição que será em Berlim

Foi encerrado no último domingo o XXVIII Troféu Brasil de Atletismo, disputado no Estádio João Havelange, no Rio de Janeiro. Nos quatro dias de competições, sete atletas fizeram índices para o mundial e engordaram a lista de atletas brasileiros classificados para a competição, que será realizada em Berlim (ALE), em agosto. Agora, são 26 nomes garantidos, além dos revezamentos 4x100m rasos masculino e feminino, pré-classificados por terem sido quarto colocados na Olimpíada de Pequim 2008.

Na pista do Engenhão, Luciana França marcou 54s90 nos 400m com barreiras e garantiu a vaga para Berlim, com recorde do campeonato, superando em seis décimos o índice A. Os atletas que conquistam o índice A de suas respectivas provas se qualificam automaticamente para Berlim, com limite de três atletas por prova.

Quem também fez o índice A foi a velocista de 35 anos Lucimar Moura, que venceu os 100m rasos com o tempo de 11s28, se aproximando da melhor marca sul-americana, 11s17, que é dela mesma, conquistada em 1999, e 0s02 melhor que a marca estipulada pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) para disputar o mundial.

Outros dois atletas fizeram o Índice CBAt para prova, que também qualifica diretamente os atletas para a competição mais importante do ano. Julio César Miranda, campeão mundial de Menores em 2006, fez a marca de 80m05 no lançamento de dardo e superou os 79m50 necessários. Já nos 10.000m, Marílson Gomes fez o índice com o tempo de 27m58s83, mas já declarou que não competirá nesta prova em função de sua preparação para a maratona, na qual já tem índice garantido.

No salto com vara, Fábio Gomes fez a marca de 5m53 e conseguiu o índice B. Agora, para confirmar sua vaga no mundial, ele precisar fazer até o dia 26 de junho novamente o índice B ou necessita vencer o Campeonato Sul-americano, que será disputado em Lima (PER), entre 19 e 21 de junho.

Nos 400m rasos, duas atletas conquistaram o índice B, Emmilly da Silva Pinheiro e Jailma Sales de Lima, que marcaram respectivamente 51s98 e 51s99. Porém, caso não alcancem o índice A (51s50), apenas a campeã sul-americana ou a que obtiver a melhor marca viajará para Alemanha.

Os atletas têm até o dia 26 de julho para tentar a classificação em suas respectivas provas. O título do Campeonato Sul-americano dará a vaga somente se o atleta tiver conquistado ao menos uma vez o índice B. Já para a maratona e a marcha atlética, o prazo para a conquista do índice acabou no último dia 30 de maio.

Atletas já classificados para o mundial:

Masculino


José Carlos Moreira (100m rasos)
Bruno Lins (100m e 200m)
Vicente Lenílson (100m)
Fabiano Peçanha (800m)
Kleberson Davide ( 800m)
Marílson Gomes ( Maratona)
Frank Caldeira ( Maratona)
José Telles Souza ( Maratona)
Mario José Júnior ( Marcha 50km)
José Alessandro Bagio ( Marcha 20km)
Mahau Suguimati ( 400m com barreiras)
Jesse Farias (Salto em altura)
Jadel Gregório ( Salto Triplo)
Jefferson Sabino ( Salto Triplo)
Julio César Miranda ( Lançamento de dardo)

Feminino

Lucimar Moura ( 100m rasos)
Marily dos Santos ( Maratona)
Maria Zeferina ( Maratona)
Tânia Splinder ( Marcha 20km)
Cisiane Lopes ( Marcha 20km)
Luciana França ( 400m com barreiras)
Lucimar Teodoro ( 400m com barreiras)
Keila Costa ( Salto em distância)
Maurrem Maggi ( Salto em distância)
Fabiana Murer ( Salto com vara)
Giselle Lima ( Salto triplo)

LANCEPRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.