| 08/06/2009 09h08min
A taxa básica de juros da economia, a Selic, deve sofrer um corte de um ponto percentual. A opinião é dos economistas da Integral Trust. Na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária do Banco Central anuncia a taxa que vai vigorar pelos próximos 45 dias.
O BC iniciou o ciclo de queda na taxa básica de juros em janeiro, com um corte de um ponto, de 13,75% para 12,75% ao ano. Na reunião seguinte, em março, ampliou a queda para 1,5 ponto percentual, e voltou a cortar a Selic em um ponto em abril.
Na última reunião do Copom, a taxa baixou para 10,25% ao ano, o menor nível desde dezembro de 1997. Nesta semana, se a expectativa da Integral Trust, de um novo corte de um ponto percentual, for confirmada, a taxa básica de juros vai ficar em 9,25% ao ano.
A selic de um dígito para este mês já é esperada também por boa parte dos analistas de mercado. Um indicador importante que vai ser divulgado nesta terça e pode influenciar a decisão sobre os juros é o PIB brasileiro do primeiro trimestre. O próprio governo já admitiu resultado negativo no período.
A dúvida dos analistas está relacionada ao tamanho da queda. O que tem chamado a atenção dos economistas é a desvalorização do dólar. O governo já descartou mudanças no atual regime cambial, mas a utilização da taxa Selic para interferir no câmbio ainda divide opiniões.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.