Notícias

 | 27/05/2009 08h33min

Boneco João Buracão inspira exemplares gaúchos

A inusitada forma de protestar surgiu no Rio e se espalha pelo Estado

Inspirados no boneco carioca João Buracão, criado por um borracheiro indignado com a inoperância das autoridades para tapar os buracos em vias do Rio de Janeiro, exemplares gaúchos estão mostrando que essa forma de protesto pode ter efeito positivo. Zero Hora visitou os pontos onde os bonecos foram instalados e conferiu como estava a situação do local depois que os personagens entraram em cena.

Em outra versão, o boneco ganhou o nome de Gauchão e deverá comandar um protesto hoje pela manhã no trevo de acesso a Montenegro. A ideia é fazê-lo percorrer o Estado. Confira abaixo:

GRAVATAÍ

Avenida Marechal Rondon — Morada do Vale I

A presença do João Buracão surtiu efeito. Os buracos próximos à esquina da Rua Aldrovando Leão, que chegavam a ter até 10 centímetros de desnível, foram fechados com asfalto, no dia 15, dois dias depois de o boneco ter sido colocado no local.

Avenida Alexandrino de Alencar — Morada do Vale I
Os três buracos na via, causados pela retirada de quebra-molas, foram asfaltados na última quarta-feira, cinco dias depois que o boneco foi colocado na via. Um dos autores do protesto, o motorista Paulo Planten, 50 anos, lamentou ter de usar esse tipo de recurso para chamar a atenção das autoridades.

Rua Janete Clair — bairro Águas Claras
Uma das vias mais movimentadas do bairro, onde circulam três linhas de ônibus, segue sob vigilância do João Buracão. Nenhuma obra foi feita no local, mas a rua está no cronograma da operação Tapa-Buracos, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Gravataí. Durante 15 dias, devem ser investidos R$ 500 mil para reparar 29 ruas e avenidas da cidade.

CANOAS

Rua dos Biscateiros — Vila Santo Operário
O boneco batizado de João de Barro está no meio da poeira na Rua dos Biscateiros. A via é de chão batido e em dias de sol, a poeira "estraga" até o almoço dos moradores, disse o comerciante Hélio Damião, 57 anos, criador do boneco. O secretário de Obras, Alcy Paulo Oliveira, já anunciou que a via está projetada para receber asfalto, mas ainda não há previsão de início das obras.

VIAMÃO

Avenida dos Coqueiros — Vila São Lucas
Ao longo dos dois quilômetros da Avenida dos Coqueiros, na Vila São Lucas, ainda é possível encontrar o João Buraconildo do Valão sentado numa poltrona em meio à poeira levantada pelos carros e ônibus que circulam no local. O secretário de Obras e Viação, Ricardo Gross, explicou que dos 800 quilômetros de via de chão batido em área urbana, 600 estão danificados. Ainda não há previsão de quando serão feitas obras definitivas de pavimentação no local.

MONTENEGRO

Trevo da BR-386 com a RS-287
Inspirado no João Buracão, o representante comercial Jackson Schmidt, 23 anos, não teve dúvidas e regionalizou a ideia: criou o Gauchão. Se depender dele, depois de protestar hoje, entre 6h30min e 7h30min, no trevo de acesso a Montenegro, que liga a rodovia Canoas-Lajeado (BR-386) com a estrada Montenegro-Tabaí (RS-287), o Gauchão poderá rodar o Estado inteiro. O trecho de cem metros do trevo é coberto de brita para disfarçar os buracos que já fez o pai de Jackson, Miguel Schmidt, gastar quase R$ 2 mil com consertos no seu caminhão.

Até dezembro passado, o boneco de 1m80cm era o Papai Noel que enfeitava a casa da família Schmidt, todos os Natais, em Bom Retiro do Sul. Depois que Jackson conheceu as aventuras do João Buracão, vestiu o boneco com bota, bombacha, lenço e bigode para alertar as autoridades gaúchas que suas estradas também precisam de atenção.

NOVO HAMBURGO

Rua Buenos Aires
Para por fim aos buracos da Rua Buenos Aires, moradores do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, criaram a Jenifer do Buracão. Diante do protesto, a prefeitura foi no mesmo dia verificar o problema.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.