| 09/05/2009 21h31min
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde identificou no fim de tarde deste sábado o primeiro caso suspeito da nova gripe no Rio Grande do Sul. Até então, só havia casos monitorados no Estado. Segundo o diretor do centro, Francisco Paz, a paciente é uma moradora de Novo Hamburgo de 45 anos. Ela está internada no Hospital Conceição.
A paciente havia chegado de Nova York na quarta-feira e desenvolveu hoje os sintomas da doença, inclusive febre acima de 38 graus. O diretor do centro não revelou mais informações.
Segundo boletim da Secretaria Estadual da Saúde divulgado esta noite, quatro pesssoas continuam sendo monitoradas no RS.
Saiba a diferença entre casos em monitoramento e casos suspeitos:
São considerados casos suspeitos:
— Pessoa que apresentar febre alta de maneira repentina (maior de 38ºC) e tosse, podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes
sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória
e ter apresentado sintomas até 10 dias após sair de países que reportaram casos pela Influenza A(H1N1).
— Pessoa que teve contato próximo, nos últimos 10 dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito. Para o Ministério da Saúde, contato próximo é a pessoa que cuida, convive ou teve contato direto com secreções respiratórias ou fluidos corporais de um caso suspeito.
São considerados casos em monitoramento:
— Pessoas procedentes de países afetados, com febre não medida e tosse, podendo ou não estar acompanhada dos demais sintomas referidos na definição de caso suspeito.
— Viajantes procedentes de voos internacionais, nos últimos 10 dias, de países não afetados e apresentando os sintomas de acordo com definição de caso suspeito.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.