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 | 30/04/2009 16h19min

Stock Car terá mudanças no sistema de pit stop em Brasília

Categoria implementará novas regras para aumentar segurança de pilotos e mecânicos

A terceira etapa da Stock Car será realizada neste final de semana no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. A maior novidade da corrida, entretanto, estará nos boxes. Para aumentar a segurança de pilotos e, principalmente, dos mecânicos, a organização da categoria e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) vão mudar mais uma vez o sistema de pit stops.

Ao invés do limite de duas voltas para reabastecimento e duas para a troca de pneus, os carros terão quatro voltas de box aberto nas duas "janelas” abertas pela direção de prova.

– Isso é para evitar tumulto nos boxes – destaca Giovani Boettger, preparador dos carros de Alceu Feldmann (Arigaf) e Luciano Burti (Amanco). – Tudo o que for feito visando a segurança de pilotos e mecânicos é bem-vindo. Manter o box aberto por quatro voltas – e não duas como aconteceu em São Paulo e Curitiba – diminui a probabilidade de confusões nos pits – complementa.

No final da tarde desta quinta, durante a reunião das equipes, haverá um sorteio para que boxes vizinhos não façam o pit stop na mesma volta. O objetivo é evitar que um carro "tranque” a saída do outro.

Outra mudança que será implementada nesta prova é que os mecânicos só poderão sair da garagem após a parada total do carro. Isso acontecerá tanto na primeira parada, para reabastecimento, quando na segunda, para troca obrigatória de pelo menos dois pneus.

O tempo mínimo para o abastecimento será mantido. Após os treinos de sexta-feira, equipes e comissários da CBA definirão quantos segundos os carros terão que permanecer na área de box durante a primeira janela de pit stops. Na segunda parada, para troca de pneus, não será estipulado limite, ou seja, leva vantagem quem trabalhar mais rápido.

Os treinos oficiais que começam nesta sexta-feira visam a preparação dos carros para a tomada de tempos de sábado e também para a corrida de domingo.

– São dois acertos totalmente diferentes, já que para a classificação o carro precisa virar rápido apenas em quatro ou cinco voltas. Mas na corrida ser constante é fundamental. Por isso, o acerto precisa ser conservador, já que essa pista consome muito pneu – adianta Feldmann.

 
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