| 27/04/2009 09h08min
A ministra da Saúde da Espanha, Trinidad Jiménez, confirmou nesta segunda, dia 27, que um paciente internado em um hospital de Almansa, no centro da Espanha, apresentou diagnóstico positivo para a gripe suína.
Confira gráfico com as regiões atingidas
O paciente, disse a ministra, está sendo atendido de acordo com os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS). O homem, não identificado, voltou do México no dia 22 e foi colocado sob observação médica por causa de dores no peito. Cerca de 20 outros pacientes também estão em observação.
– Eles estão em situação estável e nenhum dos casos é grave – disse a ministra, segundo o G1.
México
O governo do México admitiu que o número de mortos pela gripe suína no país pode ser bem maior do que os 22 casos anunciados. As autoridades já falam em mais de 100 vítimas. Quatrocentas pessoas estão hospitalizadas e há cerca de 1,6 mil casos suspeitos. A gripe suína não afeta apenas o México. Há casos confirmados no Canadá e Estados Unidos. A Casa Branca admite que o país vive uma situação de emergência. Também há outros casos suspeitos na Espanha, Nova Zelândia e Israel.
Nesse domingo, dia 26, o Banco Mundial anunciou que vai liberar US$ 205 milhões para o México combater a gripe. No Brasil, foi intensificada a fiscalização em aeroportos. A vacinação de idosos que começou no fim de semana não serve para o tipo de vírus encontrado no México.
O Ministério da Saúde divulgou nota reforçando que não há casos de gripe suína no Brasil.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.