| 21/04/2009 20h02min
O Oeste de Santa Catarina teve, após cerca de dois meses de estiagem, chuva forte nesta terça-feira. A previsão da Central de Meteorologia da RBS é de temporal entre a noite e a quarta-feira.
Áreas de instabilidade ganham força na região, onde estão previstos volumes entre 20 e 60 milímetros de chuva, cerca de 20% do total esperado para o mês.
Mesmo com a previsão de chuva, o racionamento deve continuar na área. Para o pecuarista Ademir Smaniotto, que perdeu 25% da produção de leite com a estiagem, apenas vários dias de chuva vão amenizar o prejuízo.
Em Chapecó, técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) fazem o levantamento dos locais com nascentes para a construção de poços rasos. Funcionários da prefeitura entram com o maquinário e tubos para construção dos poços, e os agricultores arcam com a mão-de-obra.
A agropecuária é o setor mais atingido pela estiagem prolongada na região
Oeste, segundo o diretor da Defesa Civil, major
Márcio Luiz Alves. Ele ressalta a gravidade da situação, umas vez que esta é a principal atividade econômica das regiões afetadas.
53 cidades em situação de emergência
Até sexta-feira, 17 de abril, o Departamento Estadual de Defesa Civil havia registrado 53 municípios em situação de emergência no Oeste, Meio-Oeste, Norte e Planalto Serrano, por conta da estiagem.
Para buscar soluções, o governador Luiz Henrique da Silveira determinou à Secretaria de Estado de Coordenação e Articulação que solicite às secretarias de desenvolvimento regional um levantamento minucioso da situação de todos os municípios atingidos pela seca. Os dados deverão ser entregues até a próxima quarta-feira para que sejam tomadas medidas emergenciais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.