| 10/04/2009 05h48min
Preocupada com o avanço inesperado da febre amarela, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) resolveu formar um cinturão de proteção e está estendendo as áreas de vacinação para mais 71 municípios. Com isso, sobe para 272 o número de comunidades gaúchas em estado de alerta. Da lista divulgada ontem, fazem parte cidades da Serra, como Caxias do Sul, e do Vale do Taquari, como Lajeado.
GRÁFICO: o avanço da doença no Estado:
A ampliação ocorreu devido à confirmação da morte de bugios em Muitos Capões, Vacaria, Nova Araçá, Paraí e Nova Prata, municípios vizinhos à área, entraram na lista. As outras 67 cidades foram
incluídas por causa do chamado nexo epidemiológico, ou seja, não tiveram casos
confirmados de mortes de bugios nem são vizinhas, mas estão no mesmo ecossistema de tais áreas.
> O que é a febre amarela
Gramado e Canela – destinos típicos durante o feriado de Páscoa –, por exemplo, embora estejam na nova listagem, não são áreas de circulação do vírus. Segundo o secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, 30% da população gaúcha está na área de campanha contra a enfermidade. Por enquanto, ele descarta a vacinação em massa:
— Só devem ser vacinadas pessoas com risco real de ficar doente. Estamos procurando preservar esses 70% da população que não tem o risco de pegar a doença, mas que estaria sujeito a ter um problema grave por causa do efeito adverso da vacina.
> Como se proteger da
doença
O secretário acrescentou que o resultado foi negativo para a febre amarela em
bugios que apareceram mortos na Região Metropolitana. Mas admitiu que o ritmo do avanço das áreas de risco surpreendeu:
— É um deslocamento inesperado, provavelmente se deve a uma superpopulação de mosquitos.
Segundo Jair Ferreira, professor de epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de fato, onde há uma superpopulação de mosquitos, a doença pode avançar de maneira mais rápida. De uma forma geral, os mosquitos tendem a reduzir sua atividade com o frio.
Além da vacinação, o Exército será um reforço na ação pelo controle da doença. O efetivo acionado irá acompanhar as pesquisas feitas dentro de zonas de mata. Na próxima segunda-feira, a Secretaria Estadual de Saúde irá fazer uma avaliação da doença em Brasília – com representantes de São Paulo, onde a doença também avança.
Locais para vacinação em Porto Alegre (clique para ver telefone e mapa):
• UBS Santa Cecília - São Manoel, 543
• UBS Tristeza - Wenceslau Escobar, 2442
• UBS Assis Brasil - Assis Brasil, 6615
• Centro de Saúde IAPI - Três de Abril, 90
• Centro de Saúde Navegantes - Presidente Roosevelt, 5
• Centro de Saúde Santa Marta - Capitão Montanha, 27
• Centro de Saúde Modelo - Jerônimo de Ornelas, 55
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.