| 31/03/2009 23h
O retrospecto da Seleção Brasileira em Porto Alegre é positivo. Em 13 partidas, somente uma derrota, em um amistoso contra a Argentina, em 1970, por 2 a 0. De lá para cá, são 39 anos de invencibilidade em solo gaúcho.
As últimas duas partidas na capital gaúcha foram as mais importantes – as únicas válidas por Eliminatórias. E foram duas vitórias contra o Paraguai: por 2 a 0, em 2001, e 4 a 1, em 2005.
Confronto suado no Olímpico
O primeiro dos dois duelos contra o Paraguai foi no Olímpico. Com um “contestado” Luiz Felipe Scolari no comando, a Seleção conseguiu uma vitória sofrida. Marcelinho Paraíba era o grande destaque do time e abriu o placar logo aos quatro minutos. Belleti cruzou da direita e o atacante concluiu de cabeça.
No segundo tempo, o desempenho decaiu. Rivaldo não armava bem a equipe e Edílson quase não aparecia. A torcida pedia por Denílson e Felipão colocou o atacante, mas no lugar de Paraíba, ídolo do Grêmio que recém havia se transferido para o Hertha Berlim. A alteração provocou protesto no estádio e os torcedores chamavam o treinador de “burro”.
Aos 18 do segundo tempo, a redenção de Felipão. Denílson cruzou e o próprio Rivaldo, completou de cabeça para as redes: 2 a 0. No banco de reservas, o treinador não conteve a emoção e chorou.
Goleada no Beira-Rio
Em 2005, a história foi bem diferente. Ronaldinho era o grande craque da equipe e estava em excelente forma. Dentro de campo, chamou a responsabilidade, se movimentando por todo o campo e mostrando porque era o melhor do mundo. Assim, o Brasil amassou o Paraguai.
Ronaldinho abriu o placar aos 31 minutos, em cobrança de pênalti. Aos 40, Robinho pedalou na área e foi derrubado. Em nova penalidade, Ronaldinho voltou a marcar.
Outro jogador de destaque naquele time foi Zé Roberto. Aos 25 da segunda etapa, ele fez um lindo gol, em um chute de fora da área. O Paraguai até tentou a reação, com um gol de cabeça de Roque Santa Cruz. Mas aos 37, Robinho recebeu lançamento de Kaká e desviou para o gol, fechando a goleada em 4 a 1.
Nesta quarta-feira, às 22h10min, o Brasil voltará a jogar em Porto Alegre pelas Eliminatórias. Desta vez, o adversário será o Peru, lanterna da competição. A vitória da Seleção parece inevitável. Só não se sabe se será um show, como em 2005, ou uma batalha, como em 2001.
Com informações do pesquisador esportivo Paulo Fortunato
Matéria corrigida às 08h08min
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.